top of page

Marina Helou coordena Frente Parlamentar Ambientalista e de Infância na Alesp

A deputada estadual Marina Helou conseguiu dar continuidade como coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento e da Frente Parlamentar de Primeira Infância na Alesp para o período de 2023 a 2026. Com isso, a parlamentar seguirá os trabalhos focados na preservação do Meio Ambiente e na defesa dos direitos das crianças no estado de São Paulo, assim como fez durante seu primeiro mandato.

Lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento na Alesp em 2019. (Foto: Iury Carvalho)


A Frente Parlamentar tem por objetivo ser ponte entre representantes do poder público e sociedade civil como um espaço democrático de participação, de fiscalização e cobrança dos órgãos públicos, além de dialogar e colaborar na aprimoração de políticas públicas.

“É muito importante ter um espaço de escuta e participação ativa para que toda a sociedade civil contribua no sobre esses temas. Criei as duas frentes para que as pessoas estejam mais perto da política e do diálogo com o Poder Legislativo e Executivo. Estou muito feliz em dar continuidade a essa atuação porque rende bons resultados.”, afirma Marina Helou.

Lançamento da Frente Parlamentar pela Primeira Infância na Alesp em 2019. (Foto: Iury Carvalho)

Ações

Durante seu primeiro mandato, Marina articulou diversas ações com a Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento como a construção conjunta de Projetos de Lei, a exemplo do PL nº759/2021 que decreta Emergência Climática no estado de São Paulo e o PL nº:146/2022 de Segurança Hídrica, além da atuação contra a verticalização do Litoral Paulista, pressão para combater a falta de água em muitas regiões e fomento à discussão da universalização do acesso aos serviços de saneamento (água e esgoto). Entre as mais de 70 organizações que participam da Frente estão a SOS Mata Atlântica, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Instituto Água e Saneamento (IAS).

Já como coordenadora da Frente Parlamentar pela Primeira Infância, Marina atuou em várias temáticas, dentre elas, construiu uma nota técnica com especialistas e sociedade civil organizada propondo medidas de combate à baixa cobertura vacinal infantil no estado de São Paulo, além de projetos de Lei junto com especialistas, organizações sociais e órgãos públicos, entre eles a Política Estadual Pela Primeira Infância, que virou Lei no estado. Por meio da Frente, Marina também atuou no monitoramento de políticas públicas para a Infância, incluindo a articulação da Política Municipal Pela Primeira Infância em diversos municípios do estado, sendo que se tornaram Lei em Limeira, Salto e Mairiporã.


Acompanhe

A população pode acompanhar a atuação da deputada em seu segundo mandato das Redes Sociais: Instagram, Facebook e Twitter.


bottom of page