top of page

Prestação de Contas: mandato participativo

Atualizado: 7 de mar. de 2023


“A política só vai ser melhor quando todo mundo participar dela”. Essa frase é constantemente falada pela deputada Marina Helou. As ações durante os quatro anos do seu primeiro mandato seguiram essa convicção. A parlamentar chamou a população paulista para participar da escolha de suas emendas, a construir junto Projetos de Lei e até lançou uma escola gratuita de política na prática.

Marina Helou com a população na Alesp (Foto: Iury Carvalho)


Lidera


No total, o Lidera contou com 500 participantes. A escola de política na prática, gratuita, foi idealizada pela deputada Marina Helou e ensinou os alunos como a política funciona. Foi um verdadeiro mergulho em detalhes para que as pessoas tivessem um olhar mais amplo de como o poder público atua, a função de cada órgão e inspirar pessoas a se aproximarem da política. O curso teve carga horária de 100 horas e contou com aulas com especialistas do mandato de Marina Helou, além de convidados especiais como Marina Silva e Guilherme Boulos e Marta Suplicy.


WikiHelou


Imagina poder analisar um Projeto de Lei e dar sugestões para melhorá-lo antes de ele ser protocolado pela deputada? O primeiro mandato da deputada Marina Helou desenvolveu um site de consulta pública, o WikiHelou, justamente assim, com foco na participação das pessoas.


O primeiro projeto disponibilizado para as pessoas darem sugestões foi o Projeto de Lei de Resíduos Sólidos em Grandes Eventos que prevê a valorização de catadores e catadoras na limpeza dos resíduos de eventos públicos.


Editais de Emendas


Todos os anos, o mandato da deputada Marina Helou divulgou editais de emendas nos quais a população poderia escolher para onde iria parte desse recurso público que geralmente é destinado pelos parlamentares. Para se ter ideia, em apenas um edital de emendas, foram mais de 70 mil votos online da população na escolha de dez projetos ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que seriam contemplados. Conheça os vencedores aqui.


Ações na Alesp


A deputada Marina Helou reconhece que a Assembleia Legislativa no Estado de São Paulo (Alesp) ainda é distante da população, mas na verdade deveria ser a Casa do Povo. Por isso, sempre realizou eventos para que as pessoas pudessem participar: mutirões legislativos, encontros, audiências públicas, entre outros. Durante a pandemia, as ações não pararam, pelo contrário, foram intensificadas com os eventos virtuais.

Marina Helou protocolou Projeto de Lei que garante contraceptivos de longa duração pelo SUS com meninas e especialistas


Projetos de Lei com a população


A partir de uma denúncia de estudantes das ETEC´ s, a deputada Marina Helou chamou os jovens para aprender a desenvolver um projeto de Lei e juntos protocolaram o PL Escola sem Assédio na Alesp. Esse é um exemplo de tantos outros projetos que a deputada construiu com a ajuda da população, especialistas no assunto, além de instituições, entidades e ONGs, algo que preza muito.


Entre para a comunidade do WhatsApp e fique por dentro do próximo mandato da deputada Marina Helou.










Comentarios


bottom of page