top of page

Marina Helou divulga projetos vencedores do Edital de Emendas Participativas ODS

A deputada estadual Marina Helou divulgou nesta sexta-feira (12) os vencedores do seu Edital de Emendas Participativas ODS 2023 por meio do uma live no Instagram. Ao longo de todo o processo, foram mais de 78 mil votos de pessoas escolhendo quais projetos iriam receber parte do recurso público do estado de São Paulo.

Mais de 75 mil pessoas que participaram do Edital de Emendas da deputada Marina Helou. (Foto: Assessoria)

Os projetos vencedores vão receber de R$100 mil a R$150 mil em emendas para viabilizar inciativas que tenham relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"É o quarto ano consecutivo que abrimos editais de emendas participativas para a população escolher para onde vai o recurso público e foi o maior resultado que conseguimos até agora. Isso mostra que é possível fazer uma política diferente".

Confira os projetos vencedores:

Categoria cidade até 50 mil habitantes


1º Lugar: Projeto Aprendendo Brincando

Município: Taquarituba

Sobre o projeto: é executado desde 2008 pela Casa da Criança. Integra ações nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, através de ações pedagógicas, lúdicas, artísticas, culturais e esportivas, atendimento e acompanhamento multiprofissional, criando mecanismos de prevenção à violência, favorecendo o desenvolvimento infantil de forma integral, bem como desenvolvendo ações que promovam o fortalecimento da rede de proteção e garantia de direitos do município.


2º lugar: Cooperar e Transformar: incubadora de economia solidária com enfoque em pessoas com deficiência

Município: Rincão

Sobre o projeto: tem como objetivo a construção de um barracão para implementação da incubadora da economia solidária, espaço adequado para organização do projeto Educação para Trabalho desenvolvido no Centro de Educação Social Therezinha Ignez Servidoni, da APAE Rincão.


Categoria cidade até 50 até 100 mil habitantes


1º lugar: Coleta para todos

Município: Ubatuba

Sobre o projeto: tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento socioambiental de Ubatuba. Pretendem melhorar os indicadores de sustentabilidade do município, com o aumento dos índices de reciclagem e a geração de trabalho e renda.


2º lugar: Ubatuba Sustentável

Município: Ubatuba

Sobre o projeto: o objetivo é implementar a coleta seletiva de resíduos no bairro do Lázaro, por meio da instalação de pontos de entregas voluntárias (PEVs) de resíduos sólidos recicláveis na Praia do Lázaro e em diferentes pontos do bairro. Os pontos serão fixos e a coleta seletiva acontecerá até duas vezes por semana, durante o período de um ano, através do apoio da cooperativa local, a Coco e Cia. Além disso, a educação ambiental será fomentada entre moradores e turistas, conscientizando-os sobre a importância da reciclagem e estimula-os a separarem seus resíduos.


Categoria cidade de 100 mil até 900 mil habitantes


1º lugar: Formação na Produção de Cerâmica a partir das atividades e oficinas socioculturais e educativas

Município: Araquara

Sobre o projeto: o objetivo é possibilitar as bases para a formação de um centro de produção de cerâmica artesanal, a partir da capacitação destinada a três grupos locais em situação de vulnerabilidade. Outra meta é proporcionar a geração de renda por meio deste fazer tradicional, fortalecer o trabalho coletivo, impulsionar o turismo e promover uma consciência socioambiental e cultural no município.


2º lugar: Tecnologia da Informação a favor da Cidadania e da Formação Profissional

Município: Diadema


Sobre o projeto: a SODIPROM iniciou suas atividades em 1969 com o então Juiz de Direitos de Diadema, Dr. Álvaro Luiz Damásio Galhanone a partir da preocupação com o grande número de crianças e adolescentes que viviam em situação de trabalho infantil. Neste mesmo ano surgiu a ideia de formar a Guarda Mirim que oferecia atividades para retirar as crianças e jovens do trabalho infantil. A viabilização do programa no edital proporciona a ampliação ao acesso digital, aliada à oportunidade de fortalecimento nos âmbitos profissional, pessoal e social proporcionando maior capacitação na busca e na manutenção do primeiro emprego de 800 usuários de 14 a 24 anos do programa: Serviço de Fortalecimento de Vínculos, Formação Básica e Socioaprendizagem.


Categoria cidade com mais de 900 mil habitantes


1º lugar: Micro Fundo para Jovens Inovadores do projeto "de jovem para jovem"

Município: São Paulo

Sobre o projeto: o objetivo é selecionar jovens microempreendedores sociais periféricos para receberem recursos financeiros e formação em gestão de projetos, visando alavancar suas iniciativas. Lançado em 2021, o Micro Fundo está em sua segunda edição. Ao todo, 32 coletivos de microempreendedores sociais jovens já foram apoiados com recursos e formações, beneficiando mais de 5 mil jovens.


2º Lugar: Associação Rede Comadres

Município: São Paulo

Sobre o projeto: o objetivo da Rede Comadres é promover justiça de gênero por meio do fortalecimento de redes de apoio em regiões desassistidas. A Rede Comadres opera em três favelas na cidade de São Paulo: Jardim Colombo, Morro do Peu e Haiti. A Rede atua por meio de dois pilares interdependentes: conexão e apoio a projetos. O pilar “Conexão” tece vínculos e dá as ferramentas para que as mulheres possam identificar suas habilidades e necessidades e, com isso, apoiar umas às outras. O pilar “Apoio a Projetos” fornece apoio a projetos – educacionais ou profissionais – de mulheres da Rede. Esses projetos são selecionados por meio de edital com critérios que avaliam o retorno que trarão às outras mulheres da Rede ou a comunidade como um todo.


Sobre o Edital de Emendas

Ao todo, 293 entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos inscreveram mais de 315 projetos no Edital de Emendas Participativas ODS 2023. Foram: 86 projetos na área de sustentabilidade; 53 na área de Primeira Infância; 25 na área de Direitos Humanos e Mulheres; mais de 151 projetos em diversas áreas. Para quem quiser conferir a colocação de todos os projetos é só clicar neste link.

bottom of page