Edital de Emendas de deputada mobiliza 45 mil pessoas no estado de SP

Mais de 45 mil pessoas do estado de São Paulo votaram para apoiar bons projetos de ONGs e Prefeituras a conseguirem emendas- que são parte do dinheiro público- da deputada estadual Marina Helou (Rede Sustentabilidade). "A fase de qualificação popular (votação) do Edital de Emendas Impositivas 2023, edição ODS, acabou. Eu e minha equipe estamos muito felizes com o engajamento, com a transparência e a participação das pessoas no orçamento público".

Deputada Marina Helou fazendo referência as mais de 40 mil pessoas que votaram no Edital de Emendas Participativas. (Foto: Assessoria)

A fase de qualificação popular acabou às 23:59 de segunda-feira (25). Foram mais de 315 projetos inscritos de 293 entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos para receber de R$100 até R$150 mil em emendas para viabilizar seus projetos. Os projetos que passaram para a próxima fase atingiram o número mínimo de votos conforme a faixa populacional do município. Ao total, 93 projetos atingiram ou superaram a meta, sendo eles: 17 projetos de cidades com até 50 mil habitantes; 13 projetos de cidades com até 100 mil habitantes; 40 projetos de cidades com até 900 mil habitantes; 23 projetos de cidades com mais de 900 mil habitantes. Agora esses projetos passam por uma análise técnica, feita por uma especialista, para ver se a documentação e as informações oferecidas pelas ONGs e órgãos públicos responsáveis pelos projetos estão em ordem.





"É o quarto ano consecutivo que abrimos editais de emendas participativas para a população escolher para onde vai o recurso público e foi o maior resultado que conseguimos até agora. Isso mostra que é possível fazer uma política diferente"

Dúvidas


A contagem dos votos do edital anulou votos repetidos. Se uma pessoa votou mais de uma vez com o mesmo CPF no mesmo projeto, o voto dela foi considerado apenas uma vez. A previsão é que a etapa de análise técnica dos projetos dure até o dia 8 de agosto. Após, haverá uma nova etapa de votação para definir os vencedores que receberão os recursos. Os demais processos do Edital de Emendas Participativas 2023 pode ser conferido neste link.