top of page

Marina Helou lança Frente Parlamentar Ambientalista com auditório lotado na Alesp

No início do mês de maio, a deputada estadual Marina Helou relançou a Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento, em auditório lotado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O evento contou com a participação de Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Flávio Soares de Barros, militante do Movimento Viva Cantareira e a professora Luciana Travassos, da Universidade Federal do ABC (UFABC).


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, não pôde comparecer ao evento devido a problemas de saúde e, portanto, enviou seu representante, Marco Martins.


Deputada Marina Helou no lançamento da Frente Parlamentar (Foto: Iury Carvalho)


A deputada Marina Helou é coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista e seu compromisso é atuar na construção conjunta de políticas públicas para lutar contra a situação de emergência climática, pela garantia de segurança hídrica, acesso ao saneamento básico, qualidade do ar, gestão de resíduos sólidos e pela valorização dos catadores e catadoras do estado de São Paulo.


O encontro foi marcado pela participação da sociedade e organizações, como a SOS Mata Atlântica, IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade) e ONDAS (Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento). A forte presença da sociedade civil no relançamento da Frente Parlamentar Ambientalista representa o objetivo do bloco e do mandato da deputada Marina Helou de fazer política com escuta ativa junto à população. Atualmente, a Frente conta com a participação de mais de 70 organizações.


“É muito importante ter um espaço de escuta e participação ativa para que toda a sociedade civil e organizações contribuam sobre esses temas. Criei a Frente para que as pessoas estejam mais perto da política e do diálogo com o Poder Legislativo e Executivo. Estou muito feliz em dar continuidade a essa atuação, que se iniciou no primeiro mandato e deu bons resultados”.

Evento de lançamento da frente contou com participação ativa da sociedade civil (Foto: Iury Carvalho)


Ações da deputada Marina Helou na Luta Ambiental


Além de já ter atuado como coordenadora da Frente no seu primeiro mandato, a deputada Marina Helou protocolou projetos como o PL nº304/2023, que garante Segurança Hídrica e universalização do acesso ao saneamento para toda a população e o PL nº759/2021 que decreta Emergência Climática no estado. Ambos estão em tramitação na Alesp.


"Com o lançamento oficial da Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento, continuarei meu trabalho na construção de políticas públicas para o enfrentamento da crise climática e garantia do direito à água e ao saneamento junto à sociedade civil para que tragédias evitáveis, como a do Litoral Norte de São Paulo, não voltem a ocorrer”.


Kommentare


bottom of page