top of page

Aumento do salário do governador: saiba meu posicionamento

Ontem (29), foi aprovado no plenário da Alesp o PL 592/22 que aumentou em 50% o salário de do governador, vice e secretários do estado de São Paulo. Não votei e não estava na Alesp durante a votação, porque participava do Encontro do Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, em São Pedro, no interior do estado. Encontro realizado pela Secretaria do Meio Ambiente no qual fui a única parlamentar convidada e tinha dois Projetos de Lei na pauta pela defesa da nossa água.

Mas quero compartilhar com vocês o meu posicionamento sobre o tema:

O salário do governador (consequentemente do vice-governador e secretários) é o teto para diversos cargos do funcionalismo público - como delegado de polícia civil e científica, professores universitários - que desde 2011 está defasado, com aumentos nesse período que não foram suficientes para repor as perdas da inflação. Ou seja: profissionais que perderam o seu poder de compra nos últimos anos e que tem sofrido com esta defasagem.


Um indicativo disso é que as universidades paulistas vêm enfrentando dificuldades para reter seus melhores profissionais, que algumas vezes são atraídos por melhores salários em outros estados. Uma reclamação constante ao longo dos últimos anos das universidades e dos próprios profissionais.


Sou a favor da valorização dos servidores públicos, como uma forma de termos um estado capaz de atender as necessidades da população com eficiência. Considero que a aprovação do PL 592/22 representa justamente a possibilidade de valorização de todo funcionalismo público do Estado, por isso meu voto seria favorável se estivesse presente durante a votação.


COMO VOTA DEPUTADA:

Um dos projetos de participação do nosso mandato é o Como Vota deputada: um espaço construído no nosso site, no início do mandato, para que você possa visualizar com transparência e rapidez como foi meu voto e meu posicionamento nos principais projetos votados em plenário. Em breve relançaremos a página e você conseguirá acompanhar ainda mais de perto nossa atuação na Alesp! Dúvidas e/ou sugestões? Envie para mandatomarinahelou@gmail.com



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page