Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Sereias da Inovação

Santos

Fundação Parque Tecnológico de Santos

Resumo

Sereias da Inovação é um projeto que tem como objetivo conectar as ODS da ONU com os problemas reais que as mulheres das comunidades locais enfrentam no mercado de trabalho, empoderando, desafiando e trazendo um impacto social para a comunidade, com o propósito de preparar meninas e mulheres para não apenas atuarem, mas serem protagonistas no mercado de tecnologia e inovação.

São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

O projeto Sereias da Inovação se conecta em seu propósito e objetivos em diversas ODS, provando seu valor à comunidade, mostrando que o projeto tem muito a agregar à comunidade. Ele se conecta com as ODS: Objetivo 5- Iigualdade de gênero, Objetivo 8- Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Objetivo 10, Redução das Desigualdades, Objetivo 4- Educação de qualidade.

O programa é focado nas 4 áreas que mais crescem no mercado de trabalho.

Mais do que ensinar a teoria e prática sobre programação, inovação e negócios, design para web e growth marketing, queremos empoderar meninas e mulheres, preparando e inspirando-as a ingressarem em uma carreira no mundo da tecnologia, reduzindo as desigualdades de gênero, com políticas que visem os Direitos Humanos e Segurança Pública, por meio da iniciativa.

O projeto Sereias da Inovação transforma os desafios das mulheres na área da tecnologia em oportunidades no mercado de trabalho, dando ferramentas e conhecimento para que elas vençam todas as barreiras.

O projeto conta com 4 trilhas principais:

Programação: Introdução à programação com foco em desenvolvimento web.
Design: Design para web, prototipação, User Experience (UX) e User Interface (UI).
Inovação e negócios: Design Thinking, ferramentas e estratégias de modelagem de negócios, que vão além do Canvas, MVP e validação.
Growh marketing: Criação de campanhas com conceitos de growth hacking e inovação em marketing digital em escala.


Cursos com aulas 100% online durante o período de pandemia e possibilidade de cursos presenciais pós pandemia:

- Conteúdos atualizados
- Cursos criados por especialistas
- Trilhas de cursos rápidos e outros mais extensos e profundos
- Certificados de conclusão

O projeto como um todo terá uma duração de 6 meses, divididos em ciclos de acordo com cada uma das 3 trilhas, que contam com cargas horárias diferentes, sendo:
Curso: PARA COMEÇAR- Curso de até 14h, com aplicação em 1 final de semana.
Curso: PARA APRENDER- Curso de até 30h, com aplicação em 2 semanas, sendo 10 aulas de 3h cada
Curso: PARA DECOLAR- Curso de até 60h, com aplicação em 4 semanas, sendo 20 aulas de 3h cada

Espera-se que ao final das formações, estas mulheres consigam uma colocação no mercado de trabalho em diversas empresas, inclusive nas que estarão dentro da Fundação Parque Tecnológico de Santos.

Experiência

A Fundação Parque Tecnológico de Santos já possui uma longa experiência relacionada à ações de fomento à tecnologia, além de ter realizado diversas ações para o desenvolvimento local como eventos, workshops, hackathons, dentre outras iniciativas que contribuem para a formação de novos profissionais na região da Baixada Santista.
Uma das preocupações da Fundação Parque Tecnológico de Santos sempre foi a igualdade de gênero e protagonismo feminino, no qual em suas iniciativas, sempre preza não apenas pela representatividade do público feminino, mas também pelo empoderamento de meninas e mulheres, trazendo-as sempre para o lugar de destaque como palestrantes e participantes.

Público Alvo

O foco do Sereias da Inovação é garantir formação a meninas e mulheres que estão em situação de vulnerabilidade e desejam trabalhar com tecnologia, mas não têm condições de pagar por um curso ou se dedicar a uma formação gratuita.

São ações como essa que ajudam a ampliar o interesse das meninas e mulheres a ocuparem, cada vez mais, espaço neste mercado.

A conexão será realizada com meninas e mulheres cis ou trans de todas as idades, que desejem ingressar ou se aprimorar no mercado de inovação e tecnologia:
Estudantes de ensino médio, técnico e faculdade.
Cis ou trans em situação de vulnerabilidade.
Desempregadas que estão buscando recolocação profissional.
Mães que desejem ingressar neste mercado
Comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas.
Trabalham em outros setores do comércio e indústria.
Já atuam no mercado e desejam migrar de área

Para este projeto, serão consideradas até 30 mulheres por turma em cada um dos ciclos de formação.
Como no escopo do projeto estão previstos 8 ciclos com 30 mulheres cada, estima-se um impacto social positivo na vida de em média 240 mulheres.