Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Usina de Energia Renovável na Escola Estadual Professor José Monteiro Boanova

São Paulo

Apm Ee Professor José Monteiro Boanova

Resumo

Instalação de uma usina de geração de energia com placas solares ou outra solução fotovoltaica, como tela, para a produção de energia limpa e renovável, a ser construída com os alunos de maneira integrada às aulas principalmente de ciências , física, geografia e biologia, além de sociologia e história. De modo a construir uma alternativa real para a conta de luz da escola e replicável nas casas dos alunos. A ideia é utilizar materiais de baixo custo ou recicláveis para que os alunos possam fazer nos seus ambientes e instalar também em suas casas. (Exemplo do Instituto Favela da Paz e do Senai de Energias Renováveis).
Além disso, queremos tornar a escola sustentável energeticamente, tanto para mostrar que é possível em uma escola pública tanto para eviatr transtornos como o seguinte recentemente nossos cabos de energia foram furtados e a escola ficou uma semana sem luz, prejudicando as atividades, se produzíssemos nossa própria energia não teríamos esse problema.

Experiência

A Escola Estadual Prof. José Monteiro Boanova, tem ações de sustentabilidade desde 2019, quando foi construído na escola bancos de super-adobe, com os alunos, espiral de ervas, junto as aulas de matemática. Também atuamos com segurança alimentar dos alunos e suas famílias através do Projeto de Ponta a Ponta, que compra alimentos de pequenos produtores, monta cestas de hortifruti e distribui para as famílias dos alunos em situação de vulnerabilidade e a partir da pandemia. A ano passado o Projeto De Ponta a Ponta aconteceu integralmente na escola https://globoplay.globo.com/v/8872852/?ltclid=8b252979-856a-432c-82e9-a9b72c0cf2a4
Temos uma sala de aula verde, e vamos reinstalar nossa espiral de ervas. Também nesse sentido, conseguimos verba, para fazer uma horta comunitária, inclusive com PANCs, um sistema de tratamento de água ecológico, um sistema de captação de água da chuva para irrigação da horta e compostagem, esta última já ocorre.
Só ficou faltando, na dotação orçamentária, a instalação de um sistema de placas solares ou outra solução fotovoltaica, como tela, para a produção de energia limpa, queremos tornar a escola sustentável energeticamente, recentemente nossos cabos de energia foram furtados e a escola ficou uma semana sem luz, prejudicando as atividades, se produzíssemos nossa própria energia não teríamos esse problema.

Público Alvo

A Escola Estadual Prof. José Monteiro Boanova, tem o segmento dos anos finais do ensino fundamental, são 223 alunos no período da tarde e 353 alunos do ensino médio no período da manhã. A construção dos
São cerca de 40 professores sendo metade metade efetivos e a outra metade dos professores são temporários, há o interesse de.
Uma das ideias é envolver os alunos e alunas e integral as atividades ao currículo. Com a implantação do Novo Ensino Médio nas escolas da rede estadual paulista a partir de 2022 serão ofertados aos alunos do Ensino Médio, itinerários formativos e na nossa escola um dos itinerários oferecidos é o "Meu Papel no Desenvolvimento Sustentável", além de unir as atividades ao currículo, pretendemos também formar os alunos e alunas em novas profissões como: "agricultor urbano", "bioconstrutor", "instalador de energia solar", "saneamento ecológico" dentre outras possibilidades de qualificação para o trabalho ligadas a sustentabilidade.