Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Continuidade do enfrentamento da COVID-19

Ribeirão Preto

Hospital Das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Resumo

Pelas projeções realizadas por especialistas na área de saúde pública, o Hospital, por estar constituído como centro de referência, deverá continuar realizando um grande número de atendimentos, extrapolando inclusive a sua área de abrangência, já que faz parte da regulação estadual de pacientes. Considerando o cenário mundial, serão necessários mais equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras e aventais, por exemplo, para os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de apoio, além de medicamentos e equipamentos com destaque a respiradores para os pacientes, cujo número que possuímos se mostra insuficiente. Os recursos de Emenda Parlamentar destinado ao projeto relacionado são de muita importância para a população carente, que depende do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Experiência

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo é uma autarquia pública estadual, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, localizada na cidade de Ribeirão Preto, na região nordeste do Estado de São Paulo. Na qualidade de Hospital Público Universitário, o HC possui 922 leitos, incluindo sua Unidade de Emergência e se constitui referência terciária e quaternária no Sistema Único de Saúde - SUS para as cidades de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, Barretos e respectivas regiões, que concentram, atualmente, cerca de 3,5 milhões de habitante.
Sendo CER IV é referência em deficiências física, auditiva, visual e intelectual para toda essa população. Para isso, conta em sua infraestrutura com o Centro de Reabilitação (CER) e o Centro Especializado em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia (CEOF), realizando anualmente 150.000 atendimentos ambulatoriais e 100.000 atendimentos na enfermaria.
Com o início da Pandemia do COVID-19, o Hospital das Clínicas teve que reestruturar suas atividades assistenciais eletivas, pois está qualificado pela Secretaria de Estado da Saúde como hospital de referência para tratamento de COVID 19, em Ribeirão Preto e Região, dando cumprimento ao plano de contingência para combate à Pandemia. Até o momento foram realizadas 760 internações em Enfermaria e 1.586 em U.T.I, além de mais de 200 mil exames liberados.

Público Alvo

População das cidades de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, Barretos e respectivas regiões, que concentram, atualmente, cerca de 3,5 milhões de habitantes, que possui o HCFMRP-USP como única referência terciária.