Patrulha Maria da Penha
Itatiba
Secretaria de Segurança e Defesa Do Cidadão
Resumo
Melhorar a atuação da Guarda Municipal, em conjunto com o Ministério Público e as Polícias Civil e Militar, para que juntos possamos fiscalizar e ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que encontram-se ou não, com medidas protetivas em mãos.
Fiscalizar conjuntamente à órgão da Justiça e do Ministério Público medidas protetivas;
Apoiar mulheres vítimas de violência;
Realizar rondas;
Realizar atendimentos e chamados de vítimas de violência doméstica e familiar.
Com a Patrulha Maria da Penha se otimizará o atendimento das mulheres tanto nas residências como no setor da GCM, com ambiente dedicado e exclusivo, medida necessária para evitar-se exposição da vítima e manutenção do sigilo dos atendimentos.
A mensuração dos resultados será por números totais dos atendimentos, comparativos mensais, anuais, por período, por local de modo a planejar as ações de acordo com georreferenciamento, diagnóstico de regiões mais e menos problemáticas e desenvolvimento de políticas públicas para mitigar o problema e acompanhar os casos ativos protegendo as mulheres de companheiros e ou familiar agressivos.
Experiência
Com a aquisição da Patrulha Maria da Penha, espera-se poder auxiliar no cumprimento das medidas protetivas, para retirar da vítima o encargo de fiscalizar o cumprimento da medida protetiva, prevista na Lei Maria da Penha, através de diligência a casa das vítimas e de atendimento a denúncias.
Público Alvo
MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DE QUALQUER NAUREZA.