Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Contracepção de Longa Duração para Adolescentes e Jovens de até 19 anos

Ilha Comprida

Prefeitura Municipal de Ilha Comprida

Resumo

CONTRACEPÇÃO DE LONGA DURAÇÃO PARA ADOLESCENTES E JOVENS ATÉ 19 ANOS
OBJETIVOS
Oferecer o acesso FACILITADO a um método contraceptivo de longa duração: Implante subdérmico de etonogestrel para adolescentes e jovens até 19 anos, 11 meses e 29 dias, com aplicação e acompanhamento ginecológico no município.
Reduzir o número de gestações não planejadas entre adolescentes e jovens no município de Ilha Comprida.
AÇÕES ESTRATÉGICAS
Incorporação na relação municipal de medicamentos (REMUME), do método contraceptivo de longa duração Implante Subdérmico de etonogestrel.
Capacitação de todos os profissionais envolvidos nessa ação no ambulatório de saúde do #ILHA JOVEM em parceria público privada junto à Secretaria de Saúde pelo Programa Estadual de Saúde do Adolescente.
MÉTRICAS
Melhoras nos indicadores de saúde, de acordo com o Plano Municipal de Saúde, ESPECIALMENTE o indicador de proporção de gravidez na adolescência.
EQUIPE DE ATENDIMENTO
01 TÉCNICO DE ENFERMAGEM
01 ENFERMEIRO
01 MÉDICO GINECOLOGISTA
RECURSOS MATERIAIS
IMPLANTE SUBDÉRMICO DE ETONOGESTREL
MATERIAL PERMANENTE DE SUTURA ESTÉRIL
ANESTÉSICO
SERINGA
AGULHA
BISTURI
GAZE
LUVA
MÁSCARA
FIO DE SUTURA
DEGERMANTE
MICROPORE

Experiência

Aproximadamente 12% da população do município é composta por adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos (classificação de adolescência da OMS - Organização Mundial de Saúde), ou seja, cerca de 2.200 moradores de Ilha Comprida são adolescentes ou jovens. A maior concentração desta população se encontra nas regiões Central e Norte, e uma menor concentração se encontra na região Sul e Araçá (ponta Norte). Mais de 1.000 meninas são cadastradas no sistema de saúde municipal pelo E-SUS (sistema de cadastro federal do SUS), sendo que mais da metade delas encontram-se na faixa etária de maior risco para gravidez na adolescência.
O # ILHA JOVEM, assim denominado pelos jovens freqüentadores por processo de votação, conta com ações interdepartamentais, intersetoriais e interdisciplinares, ou seja, conta com o apoio e atuação de todos os departamentos e de parceiros da comunidade. Num processo de trabalho sempre muito dinâmico e diversificado, reavaliados continuamente. Todas as oficinas e trabalhos realizados contam com elaboração e apoio interdisciplinar e com a participação ativa dos adolescentes e jovens inscritos no programa, com foco na redução dos fatores de risco, no fortalecimento dos fatores de proteção e na ampliação do conceito de sustentabilidade.
O principal objetivo do # ILHA JOVEM é AMPLIAR O ACESSO à SAÚDE do Adolescente, para que ele possa experenciar sua saúde de maneira integral e integrada, atuando preventivamente na formação de uma sociedade mais saudável e com menor incidência de portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em busca de menores taxas de abandono escolar na juventude e com menor número de gravidez na adolescência e diminuição de todas as implicações que compõe esses quadros na sociedade jovem produtiva e os correspondentes impactos na primeira infância.
O incentivo ao aconselhamento de saúde sexual e reprodutiva aos adolescentes e jovens, bem como a ampliação de métodos contraceptivos de diferentes tipos, a facilitação do acesso e a oferta em populações especiais e universalmente, aconselhamento reprodutivo com ampliação do intervalo entre gestações e partos são estratégias recomendadas e efetivas para redução destes indicadores de saúde materno-infantil (taxas de morte materna, morte infantil, taxa de fecundidade).
O planejamento reprodutivo permite a ampliação do intervalo entre gestações e partos. O intervalo acima de 18-24 meses entre as gestações está associado a menores taxas de complicações obstétricas e neonatais. No caso especifico das adolescentes e mulheres jovens, a ampliação do intervalo entre os partos permite uma maior permanência da mãe e da mulher nos cuidados para os primeiros 2 anos fundamentais no desenvolvimento do ser humano e, portanto, maior disponibilidade desta mãe para a família. Ainda, no caso de mulheres adolescentes e jovens estas ficam com maior disponibilidade para finalizar seus estudos, trazendo melhorias econômicas e sociais para a família e para a sociedade.
O planejamento reprodutivo é um dos investimentos mais custo-efetivo que um país pode fazer para seu futuro. Segundo a Fundação Bill e Melinda Gates, a cada dólar investido em planejamento familiar, os governos economizam até 6 dólares, que podem ser investidos em outras frentes de saúde pública.
Dando prioridade às ações de prevenção à gravidez na adolescência, o ambulatório de saúde do #ILHA JOVEM busca oferecer outro método anticoncepcional de longa duração (LARC): o Implante Subdérmico de etonogestrel, com duração de 3 anos, para todas as jovens de até 19 anos que optarem por esse método anticoncepcional (MAC) dentre todos os métodos que o Programa Municipal de Saúde do Adolescente já oferece.
Os métodos contraceptivos de longa duração estão associados a menores taxas de falha e, portanto, menores índices de gestações não planejadas culminando em redução territorial dos índices de morte materna e infantil, ampliando o intervalo entre gestações e partos. Ainda, retardando a repetição de uma nova gestação não planejada principalmente em populações adolescentes mais vulneráveis.

Público Alvo

O município de Ilha Comprida está localizado no Litoral Sul do Estado de São Paulo, região do Vale do Ribeira e foi emancipado em 1992, recebendo a denominação de Estância Balneária. Tem 74 km de extensão de praia e sua população está distribuída por toda a faixa territorial, com maiores concentrações na região central, norte e sul.
No decorrer da última década, a cidade vem assistindo a um crescente aumento da população, que hoje atinge quase 18.500 habitantes usuários cadastrados do SUS municipal (informações coletadas pelo sistema E-SUS do Ministério da Saúde, que informa on-line o número de cadastros de moradores acompanhados pelos Agentes de Saúde municipais, com 100% de cobertura territorial pelo Programa Saúde da Família).
As principais atividades econômicas desenvolvidas no município são o turismo, a pesca, o extrativismo, a prestação de serviços, o comércio e a construção civil. O acelerado crescimento populacional, somado à sazonalidade e a grande extensão territorial do município, expõe a população, principalmente adolescentes e jovens, às mais diversas vulnerabilidades.
No caso especifico das adolescentes e mulheres jovens, a ampliação do intervalo entre os partos permite uma maior permanência da mãe e da mulher nos cuidados para os primeiros 2 anos fundamentais no desenvolvimento do ser humano e, portanto, maior disponibilidade desta mãe para a família. Ainda, no caso de mulheres adolescentes e jovens estas ficam com maior disponibilidade para finalizar seus estudos, trazendo melhorias econômicas e sociais para a família e para a sociedade.
O planejamento reprodutivo é um dos investimentos mais custo-efetivo que um país pode fazer para seu futuro. Segundo a Fundação Bill e Melinda Gates, a cada dólar investido em planejamento familiar, os governos economizam até 6 dólares, que podem ser investidos em outras frentes de saúde pública