Contracepção de Longa Duração para Adolescentes e Jovens de até 19 anos
Ilha Comprida
Prefeitura Municipal de Ilha Comprida
Resumo
CONTRACEPÇÃO DE LONGA DURAÇÃO PARA ADOLESCENTES E JOVENS ATÉ 19 ANOS
OBJETIVOS
Oferecer o acesso FACILITADO a um método contraceptivo de longa duração: Implante subdérmico de etonogestrel para adolescentes e jovens até 19 anos, 11 meses e 29 dias, com aplicação e acompanhamento ginecológico no município.
Reduzir o número de gestações não planejadas entre adolescentes e jovens no município de Ilha Comprida.
AÇÕES ESTRATÉGICAS
Incorporação na relação municipal de medicamentos (REMUME), do método contraceptivo de longa duração Implante Subdérmico de etonogestrel.
Capacitação de todos os profissionais envolvidos nessa ação no ambulatório de saúde do #ILHA JOVEM em parceria público privada junto à Secretaria de Saúde pelo Programa Estadual de Saúde do Adolescente.
MÉTRICAS
Melhoras nos indicadores de saúde, de acordo com o Plano Municipal de Saúde, ESPECIALMENTE o indicador de proporção de gravidez na adolescência.
EQUIPE DE ATENDIMENTO
01 TÉCNICO DE ENFERMAGEM
01 ENFERMEIRO
01 MÉDICO GINECOLOGISTA
RECURSOS MATERIAIS
IMPLANTE SUBDÉRMICO DE ETONOGESTREL
MATERIAL PERMANENTE DE SUTURA ESTÉRIL
ANESTÉSICO
SERINGA
AGULHA
BISTURI
GAZE
LUVA
MÁSCARA
FIO DE SUTURA
DEGERMANTE
MICROPORE
Experiência
Aproximadamente 12% da população do município é composta por adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos (classificação de adolescência da OMS - Organização Mundial de Saúde), ou seja, cerca de 2.200 moradores de Ilha Comprida são adolescentes ou jovens. A maior concentração desta população se encontra nas regiões Central e Norte, e uma menor concentração se encontra na região Sul e Araçá (ponta Norte). Mais de 1.000 meninas são cadastradas no sistema de saúde municipal pelo E-SUS (sistema de cadastro federal do SUS), sendo que mais da metade delas encontram-se na faixa etária de maior risco para gravidez na adolescência.
O # ILHA JOVEM, assim denominado pelos jovens freqüentadores por processo de votação, conta com ações interdepartamentais, intersetoriais e interdisciplinares, ou seja, conta com o apoio e atuação de todos os departamentos e de parceiros da comunidade. Num processo de trabalho sempre muito dinâmico e diversificado, reavaliados continuamente. Todas as oficinas e trabalhos realizados contam com elaboração e apoio interdisciplinar e com a participação ativa dos adolescentes e jovens inscritos no programa, com foco na redução dos fatores de risco, no fortalecimento dos fatores de proteção e na ampliação do conceito de sustentabilidade.
O principal objetivo do # ILHA JOVEM é AMPLIAR O ACESSO à SAÚDE do Adolescente, para que ele possa experenciar sua saúde de maneira integral e integrada, atuando preventivamente na formação de uma sociedade mais saudável e com menor incidência de portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em busca de menores taxas de abandono escolar na juventude e com menor número de gravidez na adolescência e diminuição de todas as implicações que compõe esses quadros na sociedade jovem produtiva e os correspondentes impactos na primeira infância.
O incentivo ao aconselhamento de saúde sexual e reprodutiva aos adolescentes e jovens, bem como a ampliação de métodos contraceptivos de diferentes tipos, a facilitação do acesso e a oferta em populações especiais e universalmente, aconselhamento reprodutivo com ampliação do intervalo entre gestações e partos são estratégias recomendadas e efetivas para redução destes indicadores de saúde materno-infantil (taxas de morte materna, morte infantil, taxa de fecundidade).
O planejamento reprodutivo permite a ampliação do intervalo entre gestações e partos. O intervalo acima de 18-24 meses entre as gestações está associado a menores taxas de complicações obstétricas e neonatais. No caso especifico das adolescentes e mulheres jovens, a ampliação do intervalo entre os partos permite uma maior permanência da mãe e da mulher nos cuidados para os primeiros 2 anos fundamentais no desenvolvimento do ser humano e, portanto, maior disponibilidade desta mãe para a família. Ainda, no caso de mulheres adolescentes e jovens estas ficam com maior disponibilidade para finalizar seus estudos, trazendo melhorias econômicas e sociais para a família e para a sociedade.
O planejamento reprodutivo é um dos investimentos mais custo-efetivo que um país pode fazer para seu futuro. Segundo a Fundação Bill e Melinda Gates, a cada dólar investido em planejamento familiar, os governos economizam até 6 dólares, que podem ser investidos em outras frentes de saúde pública.
Dando prioridade às ações de prevenção à gravidez na adolescência, o ambulatório de saúde do #ILHA JOVEM busca oferecer outro método anticoncepcional de longa duração (LARC): o Implante Subdérmico de etonogestrel, com duração de 3 anos, para todas as jovens de até 19 anos que optarem por esse método anticoncepcional (MAC) dentre todos os métodos que o Programa Municipal de Saúde do Adolescente já oferece.
Os métodos contraceptivos de longa duração estão associados a menores taxas de falha e, portanto, menores índices de gestações não planejadas culminando em redução territorial dos índices de morte materna e infantil, ampliando o intervalo entre gestações e partos. Ainda, retardando a repetição de uma nova gestação não planejada principalmente em populações adolescentes mais vulneráveis.
Público Alvo
O município de Ilha Comprida está localizado no Litoral Sul do Estado de São Paulo, região do Vale do Ribeira e foi emancipado em 1992, recebendo a denominação de Estância Balneária. Tem 74 km de extensão de praia e sua população está distribuída por toda a faixa territorial, com maiores concentrações na região central, norte e sul.
No decorrer da última década, a cidade vem assistindo a um crescente aumento da população, que hoje atinge quase 18.500 habitantes usuários cadastrados do SUS municipal (informações coletadas pelo sistema E-SUS do Ministério da Saúde, que informa on-line o número de cadastros de moradores acompanhados pelos Agentes de Saúde municipais, com 100% de cobertura territorial pelo Programa Saúde da Família).
As principais atividades econômicas desenvolvidas no município são o turismo, a pesca, o extrativismo, a prestação de serviços, o comércio e a construção civil. O acelerado crescimento populacional, somado à sazonalidade e a grande extensão territorial do município, expõe a população, principalmente adolescentes e jovens, às mais diversas vulnerabilidades.
No caso especifico das adolescentes e mulheres jovens, a ampliação do intervalo entre os partos permite uma maior permanência da mãe e da mulher nos cuidados para os primeiros 2 anos fundamentais no desenvolvimento do ser humano e, portanto, maior disponibilidade desta mãe para a família. Ainda, no caso de mulheres adolescentes e jovens estas ficam com maior disponibilidade para finalizar seus estudos, trazendo melhorias econômicas e sociais para a família e para a sociedade.
O planejamento reprodutivo é um dos investimentos mais custo-efetivo que um país pode fazer para seu futuro. Segundo a Fundação Bill e Melinda Gates, a cada dólar investido em planejamento familiar, os governos economizam até 6 dólares, que podem ser investidos em outras frentes de saúde pública