Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

PROIN - Projeto Integração

Campinas

Secretaria Municipal de Cooperação Nos Assuntos de Segurança Pública

Resumo

O PROIN tem como principal objetivo a redução da violência dentro e fora do ambiente escolar, junto aos segmentos que compõem a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários), desenvolvendo atividades junto às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, contribuindo para a construção de uma cultura de paz, além da proposta de promover a aproximação das crianças, dos jovens e da comunidade com a segurança pública municipal de Campinas.
As atividades do PROIN, por possibilitar contato mais próximos com a comunidade, proporciona aos seus agentes, percepções que muitas vezes não são percebidas por pessoas fora da segurança pública, como sinais que possam indicar assédio, abuso, violência doméstica, aliciamento entre outras situações, em que o convívio e a confiança estabelecida possibilita.
Devido a importância da integração entre a Guarda Municipal e a “criança e adolescente” por meio da comunidade escolar, em março de 2020, foi criado um grupo de trabalho, “Guarda Amiga do Adolescente Campineiro”, cuja participação institucional formalizando por meio de um termo de cooperação, envolvendo a Prefeitura Municipal de Campinas (formação e qualificação profissional dos agentes) com assessoria técnica dos órgãos: UNICEF, UNICAMP e Ministério Público, com início em janeiro de 2022, onde todo o efetivo da Guarda Municipal passará por atualização, capacitação em qualificação profissional, acerca das temáticas referente à qualificação das abordagens envolvendo jovens, além de procedimentos quando do atendimento envolvendo criança e adolescente, além da reestruturação das atividades já realizadas pelo PROIN.
Para tanto, o programa já contempla as atividades abaixo mencionadas, as quais são desenvolvidas de acordo com a faixa etária de cada unidade:

Teatro de Fantoche: Pipas sem Cerol Brincar com Segurança - Orientar as crianças quanto à prática de brincar com pipas e dos perigos que permeiam os munícipes quanto ao uso do cerol.

Cuidado com Estranhos Prevenção e cuidados com estranhos - Orientar sobre os perigos ao se aproximar e dar atenção às pessoas estranhas.

Teatro de Fantoche: Meio Ambiente Prevenção do Meio Ambiente - Orientar sobre os cuidados com o meio ambiente.

Peça teatral: “Até quando, Maria?” Prevenção da violência doméstica - Retratar a violência doméstica e onde procurar ajuda.

Roda de Conversa Devolutiva dos trabalhos - Reforçar os assuntos abordados no teatro de fantoches.

Oficina de Pipas junto com a Família Conscientização à proibição do cerol - Orientar os responsáveis quanto ao prazer de brincar junto com os filhos, mas de forma segura e responsável.

Oficina sobre cidadania e civismo Noções de cidadania e respeito ao patrimônio público - Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do patrimônio, cidadania e respeito à nação.

Palestra de Prevenção às Drogas Palestra em sala de aula - Orientar e levar informações aos jovens quanto aos perigos que as drogas acarretam na vida de um cidadão

Palestra e Dinâmica sobre o Bullying Palestra em sala de aula - Promover uma reflexão acerca do tema mostrando que é possível viver em uma sociedade formada por várias etnias e raças e credos.
Apresentação da GMC Quebrando paradigmas quanto à instituição GMC - Proporcionar aos jovens momentos para que possam esclarecer e tirar dúvidas quanto às atribuições da instituição.
Criando os filhos nos dias de hoje Palestra para os familiares - Orientar e promover uma reflexão sobre as responsabilidades e os cuidados que devemos ter com os filhos.
Karatê Oficinas práticas e teóricas -Desenvolver o caráter e o controle do espírito agressivo.
Reunião Pedagógica (TDC) Apresentar o Proin aos professores - Mostrar como o Proin atua na U.E. e quais os objetivos propostos.
Esperamos, em face da expectativa do aporte de recursos advindos da presente verba parlamentar, reforçar as plataformas constitutivas do projeto, bem como ampliar o público impactado em face da prospecção delineada, já ao longo do ano letivo de 2022, levar o programa para 100 (cem) unidades escolares, com atendimento de aproximadamente 70.000 (setenta mil) alunos e profissionais da educação.
A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da SMCASP (Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública), desenvolvendo o programa PROIN já realiza um importante trabalho de orientação, comunicação e assistência direta e indireta para crianças e adolescentes, cujas escolas integram o universo de abrangência da atividade. Verificando-se ser tal iniciativa, de extrema valia para o direcionamento e prevenção em amplo sentido, promovendo-se o pleno exercício de cidadania, muitas vezes em comunidades onde há preocupantes indicadores de criminalidade, cujas modalidades invariavelmente se utilizam desses alunos; o fortalecimento e a ampliação do PROIN proporcionará melhores condições de desenvolvimento dessa missão corporativa, agregando-se incomensurável valor não somente à segurança, mais principalmente à qualidade de vida e socialização pautada no humanismo, socialização e conscientização para erradicação dos desvios de conduta e suas lamentáveis consequências.

Experiência

A Guarda Municipal de Campinas já atua com projeto social nas escolas há mais de 20 anos, tendo como premissa os benefícios que são gerados ao ter integração com a sociedade, sendo desenvolvidos valores plenos do exercício da cidadania, além da integração social entre os jovens.
O projeto visa também consolidar a presença da GM nas escolas, promovendo não somente a prevenção indireta, pela ação de presença, mas também a disseminação de valores ontológicos e deontológicos no público alvo, de forma predominantemente preventiva, atuando de forma significativa , especialmente, em campanha contra o uso de drogas, cigarros e álcool, além de possibilitar um canal contínuo e direto de comunicação para amparo, assistência e eventuais providências em caso de assédios, abusos ou vitimização de violência, seja ela doméstica, ou em cunho social.
No entanto, devido a pandemia do Covid-19, houve a necessidade de nos adaptarmos e as equipes do PROIN passaram a visitar as unidades escolares como ronda escolar, uma vez que as atividades desenvolvidas e contempladas pelo programa necessitam de público presente. Com o retorno das aulas, seguindo todos os protocolos sanitários, as atividades serão plenamente retomadas em sua normalidade.

Público Alvo

O projeto tem como objetivos o atendimento dos alunos de toda a rede municipal, infantil, fundamental e médio. O programa consegue atender ao longo do ano, 50 das 204 unidades escolares de Campinas. Porém, já foram impactados ao longo dos anos de operação, aproximadamente 180.000 entre alunos e profissionais da educação. O projeto é permanente e a quantidade de pessoas impactadas é bastante ampla, uma vez que toda a municipalidade terá benefícios. Para o ano de 2022, com a restruturação do projeto, temos a previsão de levar o programa para 90 unidades escolares, com atendimento de aproximadamente 60.000 alunos e profissionais da educação, porém o programa não se esgota em um único ano letivo.
As unidades escolares efetuam a inclusão no programa de maneira espontânea, sendo que nos últimos anos, houve fila de espera devido ao grande número de procura.