Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Projeto GUARD ( Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas)

Suzano

Município de Suzano

Resumo

• Prevenir o uso indevido de drogas;
• Fortalecer as competências socioemocionais na comunidade escolar;
• Integrar a Guarda Civil Municipal (GCM) à comunidade;
• Discutir a questão da equidade de gênero;
• Desconstruir mitos e preconceitos em relação à violência contra a mulher;
• Promover mudanças culturais a partir da disseminação de atitudes igualitárias e valores éticos;

Experiência

Na pandemia de Covid-19 foram realizados monitoramentos dos casos notificados de violência doméstica e familiar contra a mulher e levantamento de casos para que pudéssemos reformular os conteúdos para a retomada das atividades escolares.

Público Alvo

O projeto GUARD (Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas) já se encontra consolidado nas cidades de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Cajamar, Rio Claro, Sorocaba, Arujá e agora chega a nossa cidade. O projeto foi iniciado em março de 2017 em nossa cidade e já contemplou a formação de mais de 2.000 alunos.

Nos últimos 3 anos, mais especificamente em 2019 com o advento do trágico episódio do massacre na Escola Estadual Prof. Raul Brasil novas estratégias foram adotadas de modo que currículo do projeto de prevenção ao uso/ abuso de drogas, ganhasse novas abordagens com o objetivo de garantir o fortalecimento das competências socioemocionais em um cenário de combate e prevenção à violência escolar.
A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020 e estre fenômeno provocou o desenvolvimento de mais uma roupagem ao Programa GUARD com o objetivo de concretizar novas medidas e ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, nesse sentido, compreende que o sistema educacional deva ser a porta de entrada do conhecimento dos direitos humanos para todos os cidadãos, com isso, foi criado o Programa “Maria vai à escola”.