Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Cuidar da Esperança

Santa Cruz da Esperança

Fundo Dos Direitos Da Criança e Do Adolescente

Resumo

A proposta do Projeto Cuidar foi apresentada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente ,devido a necessidade destes para acessar o atendimento especializado nas APAES , CERS , pois o municipio não dispoe de infraestrutura para este atendimento e desde então, tem sido regida pela solidariedade e vontade de transformar a realidade de muitas pessoas que estão afastadas do convívio social e a busca pela participação das pessoas usuárias de cadeira de rodas.

As ações, previstas no projeto, são com vistas à inclusão social da pessoa com deficiência. Através de um grupo de voluntários, que visitam a residência da pessoa para construir vínculo, trocar experiência, levar informações e se tornar uma referência ou “padrinho” deste paciente.

O Projeto Cuidar visa fomentar a participação social que tem como norte a construção com o grupo para a garantia de direitos, igualdade de oportunidades, respeito à diversidade e universalização do acesso. Por isto, o Projeto Cuidar tem como meta, maior interface com o conselho municipal de direitos, ministério público e movimentos sociais que lutam pela defesa intransigente dos direitos da pessoa com deficiência.

Objetivos

– Articular os recursos da comunidade e da rede social;
– Estimular o exercício pleno da cidadania;
– Oportunizar o fortalecimento da autonomia e independência das PCDs levando-os a criarem condições para romperem com o processo de fragilização e vulnerabilidade social e de saúde.

A visita domiciliar será realizada, semanalmente, alternando entre os conselheiros , juntamente com uma estagiária de Serviço Social devidamente capacitados para a sensibilização. As visitas serão distribuídas conforme o bairro de origem , esta estratégia possibilitará ao visitador maior adesão ao projeto.
Açoes propostas : Realizar durante 12 meses , um apoio com alimentos,leites especiais , frutas , medicamentos , equipamentos , materias de higiene entre outros .
Resultados Esperados ; Deficientes atendidos em suas necessidade e incluidos, com alimentação segura

Experiência

O MUNICIPIO VEM ENFRENTANDO ESSE PERIODO DE PANDEMIA COM MUITAS DIFICULDADES PARA GARANTIR O ACESSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEFICIENTES AS ESCOLAS ESPECIAIS E APAES , SOBRETUDONO TOCANTE A AQUISIÇÃO DE CADEIRAS ESPECIAIS, ALIMENTAÇÃO ESPECIAIS- LEITES , FRUTAS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS AS NECESSIDADES , ASSIM O PROJETO VISA GARANTIR O ACESSO DESTES AO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO COM MAIS CONFORTO E SEGURANÇA ATRAVÉS DA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS , MATERIAIS DE CONSUMO DE HIGIENE E LIMPEZA , PROTEÇÃO , EQUIPAMENTOS.

Público Alvo

PESSOAS COM DEFICIENCIA