Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Curso EAD Desvendando o Arco Íris - Mitos e Realidade

São Paulo

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo - SMDHC/SP

Resumo

Construir um curso no formato EAD para aprofundar o debate sobre a população LGBTI+ e seus direitos, abarcando a questão da sexualidade, orientação sexual, identidade de gênero, gênero, machismo, racismo, etc.
Além do curso, que irá contar com textos e vídeos, também iremos construir um material didático e paradidático para servir de apoio durante e após o curso.
Buscamos formatar um curso que faça desde um resgate histórico da população LGBTI+ ao longo da história da humanidade, até as atuais políticas sociais e direitos dessa população.

Experiência

Desde 2020 a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania implementou o Curso EAD "Desvendando o Arco Íris - Mitos e Realidade", voltado para a formação de servidores públicos municipais. Compreendemos que apenas por meio da formação será possível vencer barreiras do preconceito e discriminação. Em 2020 realizamos dois cursos EAD, um deles era o "Desvendando o Arco Íris", com 4 encontros de 1h cada, e o segundo sobre LGBTI+.
Em razão do alto número de inscritos abrimos uma segunda turma para cada curso, com um ótimo índice de frequência na participação dos cursistas.

Desvendando o Arco-Íris- Mitos e Realidades
Inscritos: 184
Aprovados com mais de 75%: 70
Participaram ao menos uma vez: 21
Total de participantes: 91
Evasão: 23,07%

OBS.: “Segundo o último CENSO EAD, instituições de ensino que ofereciam cursos 100% chegavam a ter uma taxa de evasão de até 50%. Para cursos semipresenciais, esse número é de 25%.
Ou seja, analisando esses dados, cerca de metade dos alunos matriculados não chegam a completar o curso. É um número bastante expressivo e mostra que, de fato, a evasão no EAD é um dos maiores obstáculos para o ensino a distância no país”. (Fonte: https://sambatech.com/blog/cat-ead/evasao-na-ead/#:~:text=Segundo%20o%20%C3%BAltimo%20CENSO%20EAD,chegam%20a%20completar%20o%20curso)
Devemos ressaltar que nossos cursos foram totalmente EAD e estivemos bem abaixo do percentual de evasão. O curso Desvendando o Arco Íris esteve abaixo até da evasão de cursos semipresenciais. Tais dados demonstram o interesse dos servidores públicos pelos temas ofertados.
Nossa proposta é poder estruturar, via emenda parlamentar, um curso amplo para a formação de todas, todos e todes servidoras/es.
A Coordenação é responsável por formular, articular, propor e monitorar políticas públicas que visem à promoção da cidadania e a garantia de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais, homens trans e intersexuais na cidade de São Paulo.

Público Alvo

Voltado a todas, todos e todes servidoras/es municipais e com possibilidade para abrir o curso EAD para a sociedade em geral.