Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Grupo de Aleitamento Materno - GAM em São José do Rio Pardo

São José do Rio Pardo

Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva de São José do Rio Pardo

Resumo

Diante do exposto, sabe-se que a prática do Aleitamento Materno é a primeira ação para promoção da saúde da criança. Para que haja melhora da prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo em nosso município, são necessárias iniciativas de incentivo, fortalecendo autoconfiança da mulher e família em relação ao aleitamento materno.

Experiência

O Grupo de Aleitamento Materno - GAM é um programa de incentivo ao aleitamento materno desenvolvido em São José do Rio Pardo. Iniciou suas atividades em 2003 no Centro de Referência em Pediatria, objetivando a melhora no indicador de aleitamento materno, único e exclusivo até o sexto mês, e complementar até os dois anos de vida ou mais da criança. Uma das primeiras medidas do grupo foi formar uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo, que a principio realizavam encontros centralizados na Pediatria. Com o fortalecimento da proposta, o grupo começou a atuar no atendimento de pré natal na Saúde da Mulher e também na Maternidade. Atualmente com a expansão da Estratégia Saúde da Família, mais uma vez as ações foram expandidas. Assim, os profissionais de saúde da rede de atenção primária são capacitados para atuar tanto em visitas domiciliares quanto para atender nas Unidades de Saúde, levando informações sobre os benefícios do aleitamento materno às crianças de 0 a 2 anos.
Com o início da pandemia da COVID-19, para garantir a rede de atendimento, se faz necessário o suporte de tecnologias de informática para o desenvolvimento de conteúdo que facilitem o acesso a informação e favoreçam o teleatendimento. É necessário também meio de transporte para que a equipe visite esta família logo nos primeiros dias pós parto e sempre que necessário.

Público Alvo

Profissionais de saúde e famílias rio-pardenses atendidas pela Atenção Primária, durante o pré-natal, puerpério e puericultura.