Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Pinhalzinho contra a Pandemia!

Pinhalzinho

Secretaria Municipal de Saúde

Resumo

RESUMO:
Considerando o atual contexto da grave pandemia que ainda estamos enfrentando, atualmente faz-se necessário a aquisição de veiculos para compor a frota municipal no que se refere à pasta da saúde do município que hoje encontra-se com número reduzido, bem como para suprir as necessidades no transporte das equipes de saúde da rede municipal para locomoção dentro do território que hoje é classificado, segundo o IBGE, como “Rural-Adjacente” e que apresenta áreas de difícil acesso devido à sua tipologia de relevo por ser localizado em região com predominância de serras e tendo também estradas de terra, declives acentudos, subidas íngremes e vasta zona rural dificultando assim o acesso dos profissionais de saúde para atendimento à população, principalmente no que diz respeito à imunização em pacientes que moram em áreas distantes da zona urbana e também aos pacientes que necessitam de tratamento e acompanhamento pós-covid.
Em suma, a aquisição de veículos teria um impacto extremamente positivo para a população com o intuito de descentralizar os serviços prestados por meio de seus estabelecimentos de saúde presentes no território com foco principalmente no que se refere às ações de combate à pandemia por meio da facilitação do acesso da equipe de saúde a estas áreas de difícil acesso já mencionadas e consequentemente aumento na cobertura do número de cadastros, indicadores de saúde e da imunização do município, além de ser um importante elemento de assistência à saúde humana, pois é imprescindível a qualidade e agilidade nos atendimentos.
Portanto, o município de Pinhalzinho vem mui respeitosamente através deste projeto técnico a seguir solicitar recursos para AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS conforme solicita.

AÇÕES PROPOSTAS:
• Ampliar de cobertura do número de cadastros dos pacientes que moram em áreas mais distantes dos estabelecimentos de saúde municipais;
• Aumentar a cobertura de imunização no município;
• Aumentar de forma crescente os indicadores de saúde por meio de monitoramento, visitas e acompanhamento do cuidado dos pacientes que necessitam, com mais agilidade nas demandas e solicitações.
• Criação de cronograma de utilização dos veículos vindo para o município pelos profissionais de saúde envolvidos;
• Implantar pesquisa de satisfação aos usuários do município que serão também beneficiados

METAS E RESULTADOS ESPERADOS
Atender os usuários do SUS com qualidade e agilidade, oferecendo segurança aos profissionais envolvidos e a avaliação dos resultados será aferida mediante índice de satisfação dos usuários atendidos.

PREVISÃO DA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PARA ATINGIMENTO DAS METAS
META EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
1 Recebimento dos recursos via emenda parlamentar
2 Abertura de processo licitatório
3 Divulgação de todas as etapas durante e após o processo por meio do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal
4 Aquisição dos veículos
5 Utilização dos mesmos pelos profissionais de saúde envolvidos

Experiência

A Prefeitura Municipal de Pinhalzinho vem somando esforços por meio da Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos municipais no combate à pandemia do novo coronavírus COVID-19. Vale ressaltar que as ações estão sendo realizadas por meio dos equipamentos de saúde interligados na Rede de Atenção à Saúde Municipal como por exemplo: Unidades básicas de Saúde, SAMU e Pronto Socorro Municipal e todos os seus profissionais de saúde envolvidos de forma empenhada e comprometida na linha de frente no combate à pandemia. Além disso o município avança em na imunização de sua população, realiza o monitoramento e oferece suporte no tratamento pós-covid aos pacientes que necessitam.

Público Alvo

PÚBLICO-ALVO BENEFICIADO
Primeiramente serão beneficiados os profissionais de Saúde pertencentes à RAS (Rede de Atenção à Saúde) municipal de Pinhalzinho e posteriormente gerando um impacto positivo nos seguintes grupos:
• pacientes que demandam um cuidado mais específico por conta de algum problema de saúde;
• pacientes que necessitam de tratamento e acompanhamento no Pós-Covid;
• acamados;
• pacientes que moram em zonas distantes das unidades de saúde do município;
• viajantes;
• moradores em condição de rua ou em condição de vulnerabilidade social;
• população em geral residente ou não no município de Pinhalzinho;