Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Projeto Brincar

Nazaré Paulista

Departamento de Educação de Nazaré Paulista

Resumo

Projeto Brincar pretende estruturar e dar suporte pedagógico para as creches e escolas municipais priorizem o desenvolvimento da primeira infância através do brincar.
Ação - Aquisição de brinquedos para parques escolares, jogos e livros.
Promover espaços de brincar com equipamentos para primeira infância.
Os parques escolares serão construídos com eucalipto uma matéria prima local.
os jogos e livros irão trabalhar as competências socioemocionais.

Experiência

A gestão pública municipal através do Departamento de Educação realizou um diagnóstico com os responsáveis das crianças e com os profissionais da educação sobre a infância e constatou-se que há necessidade de aquisição de parques escolares, livros, jogos e brinquedos para as 4 creches, 6 escolas de educação infantil da zona rural e uma escola de educação infantil central.
Destacou-se a importância e o papel do brincar na primeira infância pois vivemos numa sociedade competitiva, que muitas vezes não nos permite desenvolver nossa autonomia de forma leve e feliz. Brincar é a linguagem da infância.

Quando uma criança está brincando, ela está aprendendo a exercer muitas coisas importantes para seu desenvolvimento como um ser humano completo, e como cidadã na sociedade. Ela aprende a socializar, pesquisar, negociar... são relações importantes para a vida.

Diante de tanta tecnologia, é preciso muita cautela, para que não se perca a oportunidade do brincar e para que essa escolha não seja um “suplício” para nossas crianças, pois já conseguimos sentir os efeitos de tanta exposição.

Quando elas preferem ficar horas diante de uma tela a jogar bola, por exemplo, como resultado, temos crianças doentes e apáticas, que não sentem o desejo de estar, aprender e compartilhar com o outro.

É necessário que a brincadeira esteja no contexto escolar, familiar, social. Não se trata de algo à parte, mas algo que faz parte.

Estamos iniciando em agosto de 2021 a retomada do Ensino Presencial, com restrições e escassez de recursos financeiros estamos cumprindo todas as exigências dos protocolos sanitários. Porém temos dificuldade em destinar recursos para aquisição de jogos, livros e parques infantis, uma vez que os recursos da educação se consomem com transporte escolar, alimentação escolar e recursos humanos.

Público Alvo

Público alvo são crianças de 0 a 6 anos residem em sua maioria em área rural, áreas periféricas e não possuem equipamentos para o lazer na infância, famílias de baixa renda e mães solo. O maior desafio no momento é a escassez de recursos próprios para investir nas escolas e creches . As escolas e creches são centros de referências para a comunidade local e se transformam em um potencial quando se estruturam para bem atender a todos desde a primeira infância. O impacto do desenvolvimento das crianças na infância através do brincar pode impactar positivamente toda a vida.