Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Nosso Monte Mais Alegre

Monte alegre do Sul

Departamento de Agricultura e Meio Ambiente

Resumo

O município de Monte Alegre do Sul possui uma área encravada no centro da cidade denominada “Morro do Cristo”, área esta que é uma referência para todos os munícipes e que é vista de todos os pontos da área urbana, tendo um valor muito grande para todas as pessoas que o conhecem. Atualmente, a referida área é coberta por vegetação rasteira (capim) e constantemente sofre por queimadas criminosas O projeto em questão visa a sua recuperação ambiental, efetuando-se o plantio de vegetação nativa de variadas espécies a modo de se formar um bosqueamento que cobriria uma área de 50.000 m² (cinquenta mil metros quadrados), o que englobaria uma restauração da mata ciliar do Rio Camanducaia. Para tal seria necessário o plantio de aproximadamente 9.000 (nove mil) mudas segundo projeto realizado pela municipalidade.

Experiência

Conta o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura da Estância de Monte Alegre do Sul com experiência e histórico em projetos de compensação ambiental em escalas diversas, realizando a parte de projetos, orientando o plantio e todas as fases de acompanhamento de reflorestamentos em variados tipos de terrenos. Além de realizar o manejo de mudas e sementes de espécies nativas, realizar o estudo de adequação de espécies para cada localidade específica.
Conta ainda com um corpo técnico composto por 02 (dois) engenheiros agrônomos que realizam, além das atividades acima descritas, auxiliam os munícipes nas diversas questões ambientais.

Público Alvo

O público alvo do projeto é toda a população do município e seus visitantes, a qual possui uma relação extremamente emotiva com a área a qual se pleiteia a recuperação, por estar localizada no centro da cidade, sendo uma referência para todos. Atingindo, uma possível recuperação, todas as faixas etárias, tornando-se um exemplo a ser seguido e uma noção do que se pretende para o nosso município, além de uma demonstração da importância da recuperação ambiental para todas as gerações.
Destacamos que a área em questão sofre constantemente com incêndios criminosos, causando uma grande perda ambiental, além de causar uma poluição tanto à qualidade do ar quanto visual, fazendo com que toda a população se sinta entristecida com tal fato frequentemente. Portanto, uma recuperação ambiental traria de volta os devidos valores que possuem toda a natureza, fauna, flora e a harmonia condizente com o símbolo que a área em questão representa para todos no município.