Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Cuidando dos nossos pacientes

Mogi Mirim

Secretaria Da Saúde

Resumo

Em dezembro de 2019, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China identificou um surto de doença respiratória em trabalhadores de um mercado de alimentos de Wuhan. Posteriormente, identificou-se como causador da doença um novo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2. O vírus pertence à família Coronaviridae e provoca uma doença respiratória, chamada de Covid-19. A doença disseminou-se rapidamente, desde então, atingiu mais de 100 países dos cinco continentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 uma pandemia em 11 de março de 2020.
Atualmente, já está bem definido que esse vírus possui uma alta e sustentada transmissibilidade entre as pessoas. O período de incubação da COVID-19, tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas, é, em média, de 5 a 6 dias, no entanto, pode ser de 1 a até 14 dias.
O quadro clínico inicial mais comum da doença é caracterizado como Síndrome Gripal, na qual o paciente pode apresentar febre ou sintomas respiratórios, mas, outras manifestações podem ocorrer, principalmente relacionadas a sintomas gastrointestinais e a perda do paladar e do olfato.

Experiência

O Surgimento do Lar Espírita Maria de Nazaré
O departamento da Associação Espírita Jesus e Caridade, denominado de LAR ESPÍRITA MARIA DE NAZARÉ, surgiu em 1973, para prestar apoio às crianças com deficiências físicas e mentais.
Em 02 de julho de 1951 foi fundada em Mogi Mirim uma instituição denominada de Lar e Educandário Dr. Miguel Couto, para amparar crianças órfãs e abandonadas e lhes dar educação e qualificação profissional.
Como as obras de construção do prédio do futuro Lar e Educandário ficaram paralisadas por muitos anos, houve um trabalho muito duro da diretoria da AEJC, contando com recursos financeiros doados pelos munícipes, para que o prédio fosse concluído e mobiliado.
Então, em 04 de agosto de 1973, foi inaugurado o LAR ESPÍRITA MARIA DE NAZARÉ, destinado a abrigar crianças excepcionais. O Lar e Educandário Dr. Miguel Couto havia sido extinto e o seu patrimônio incorporado à Associação Espírita Jesus e Caridade, em 13 de julho de 1972.
Com a inauguração desse departamento da AEJC, as primeiras quatro criancinhas foram internadas e passaram a receber assistência e proteção.
– Expansão do Lar Espírita Maria de Nazaré
Desde então, o Lar Espírita Maria de Nazaré se expandiu continuamente, graças ao apoio financeiro recebido por parte de muitas pessoas de bem, permitindo a contratação de funcionários especializados, tais como: terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutica, fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, além do atendimento médico e odontológico.
– Convênio firmado com o SUS
Em outubro de 1998, foi firmado um convênio com o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS, tendo a entidade sido enquadrada pelo Ministério da Saúde como Hospital Especializado, para atendimento ininterrupto a pacientes sob cuidados prolongados em enfermidades neurológicas.
Assim, foi ampliada a equipe multiprofissional para atender a variada gama de necessidades especiais, sendo que as instalações foram reformadas e ampliadas, colocando o LAR em melhores condições de funcionamento e atendimento para pessoas com deficiências neurológicas.

Público Alvo

O Lar Espírita Maria de Nazaré acolhe 60 pacientes com enfermidades neurológicas, totalmente dependentes em todas suas atividades de vida diária.