Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Projeto drible moleque

Maracaí

Secretaria de Promoção Social

Resumo

O projeto terá por finalidade desenvolver através de praticas esportivas no município e seus distritos, as inteligências: motora, cognitiva e efetiva-social de crianças e adolescentes na faixa etária entre 07 a 18 anos, dividida nas seguintes categorias: SUB9, SUB11, SUB13, SUB15 E SUB17.
Através de diferentes atividades, busca vivenciar o conhecimento acerca do esporte, somadas a palestras e experiências voltadas para higiene pessoal, saneamento básico, além de conceitos primários de cidadania e responsabilidade social, criando assim uma cultura esportiva e cidadã e auxiliando no papel da família e da escola na formação dos jovens.
Com a evolução do Programa, o trabalho passa a ser um instrumento para que as crianças e adolescentes possam se integrar e desenvolver um espírito de solidariedade e respeito à diferença, mantendo, através da cultura esportiva, atividades físicas plenas que os levem a uma vida adulta saudável.
Ademais, as atividades visam auxiliar no desenvolvimento físico e motor do aluno, propiciando uma melhor auto estima e, com isto, facilitando o seu rendimento escolar e sua relação social.
A implantação do Projeto visa reconhecer o esporte de participação, de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos participantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente.
Idealiza-se que o mesmo seja levado também aos distritos do município: Santa Cruz da Boa Vista e São José das Laranjeiras, distante, respectivamente a 10km e 30km de Maracaí. Trata-se, sobretudo, de garantir a inclusão social através da prática do esporte.
Programa-se a materialização através de equipe técnica multidisciplinar.

Experiência

O projeto iniciou-se no município de Maracaí no segundo semestre de de 2018, pelo Serviço de Assistência Social e Educacional do Município de Maracaí-SASSOM. Ressalta-se que a SASSOM fundou e mantém a Creche Maria Emília de Jesus - pública, e também o Lar dos Idosos.
Com o Projeto, implementou-se importante política pública social no município, voltado aos jovens: a inclusão social pelo esporte.
Há 16 meses, desde o início da Pandemia Covid-19, o projeto está suspenso, e neste momento, ainda que haja as medidas de retorno das atividades no município, não houve a retomada.
Idealiza-se que a partir do ano de 2022 tenha garantido a sua materialização, inclusive estendendo-se aos distritos do município: Santa Cruz da Boa Vista e São José das Laranjeiras, distante, respectivamente a 10km e 30km de Maracaí.

Público Alvo

Crianças e adolescentes, na faixa etária entre 07 a 18 anos.
(A finalidade é o desenvolvimento - através de praticas esportivas no município e seus distritos, as inteligências: motora, cognitiva e efetiva-social. Ressalta-se que o projeto, que teve o curso entre o segundo semestre de 2018 até fevereiro de 2021, apenas se materializou na cidade. Idealiza-se que o mesmo seja levado também aos distritos do município: Santa Cruz da Boa Vista e São José das Laranjeiras, distante, respectivamente a 10km e 30km de Maracaí.