Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Patrulha Maria da Penha

Limeira

Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil

Resumo

A Patrulha Maria da Penha em Limeira é responsável pelo monitoramento humanizado de mulheres vítimas de ameaças e agressões. Atualmente, a equipe conta com o apoio de um carro oficial que também fica à disposição dos demais setores da GCM (Guarda Civil Municipal).

Uma nova viatura exclusiva ajudaria a manter diariamente oito visitas preventivas das 6h às 18h, a ampliar o suporte no combate à violência doméstica e a aumentar ainda mais a sensação de segurança, já que o carro oficial adesivado seria visto pela população nas ruas dos bairros, em escolas, centros comunitários, entre outros.

Há muitos desafios quando o assunto é a proteção de mulheres, mas a Secretaria de Segurança Pública conta com o que há de melhor: funcionárias (efetivas e comissionadas) verdadeiramente comprometidas e cheias de empatia que trabalham de forma incansável para minimizar os danos psicológicos ou em casos mais graves evitar novos feminicídios.

Experiência

A Patrulha Maria da Penha, que funciona desde 2018 em Limeira, tem por objetivo servir como instrumento de aplicação dos dispostos na Lei Maria da Penha.

Com a pandemia, o número de atendimentos cresceu nos últimos meses. Em 2020, foram 91 mulheres atendidas e em 2021 (janeiro até 20 de agosto) foram 119 mulheres atendidas, o que revela a necessidade de fortalecer o diálogo entre os poderes na luta contra a violência.

Público Alvo

Se considerarmos que as mulheres representam aproximadamente metade da população em média e de que não existe perfil claro dos homens agressores (ou seja, não é possível delimitar locais de maior incidência), Limeira tem cerca de 160 mil mulheres potenciais vítimas de violência contra a mulher. Para que possamos inibir esse tipo de ocorrência, é preciso que as forças policiais estejam bem preparadas e, principalmente, equipadas para lidar com essas situações de forma ágil e eficiente. Não só no momento de ocorrência do fato, mas também todo o tratamento posterior, com o encaminhamento da denúncia, cuidados com a vítima, etc.