Combate a Incêndios Florestais na Serra do Japi

Jundiaí

Combate A Incêndios Florestais Na Serra Do Japi

Resumo

O projeto de Combate a incêndios florestais na Serra do Japi, consiste em disponibilizar aos brigadistas equipamentos e suprimentos para desempenhar o combate aos focos de incêndios que venham a ocorrer no Território de Gestão da Serra do Japi. Nesta fase do projeto pretendemos instalar 2 caixas d'água em locais estratégicos no interior da Serra do Japi onde os veículos de combate ao fogo tenham acesso para reposição de água em seus tanques e redução do tempo de resposta no socorro as ocorrências.

Experiência

O município de Jundiaí editou uma Lei Complementar em 2004 com o objetivo de preservar a Serra do Japi em seu território. Como proteção desta importante floresta institui o Sistema de Proteção da Serra do Japi, no qual incluiu uma Divisão Florestal da Guarda Municipal. Hoje 33 homens e mulheres trabalham na proteção ambiental de nossa Serra, inclusive como brigadistas no combate a incêndios florestais. Este projeto pretende ampliar os recursos disponíveis no combate ao fogo, especialmente tentado responder as mudanças climáticas que estão em ocorrendo.

Público Alvo

Além da população residente nesta zona rural do município, os visitantes que buscam contato com a natureza no local, hoje em média 10.000 pessoas/semana. Soma-se a essa população todos aqueles que desfrutam deste patrimônio paisagístico, tombado pelo CONDEPHAAT através da Resolução 11/83, na cidade e aqueles que trafegam nas Rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera e Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.