Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Natália Garzin e Denise Rossman

Itanhaém

Secretaria de Educação de Itanhaém

Resumo

A necessidade de transitar em meio às diferenças de nossos educandos, com o advento de uma crescente demanda do público alvo de alunos com deficiência bem como neurodiversos, se faz extremamente relevante buscar uma formação com dados baseados em análise científica e atualizados a realidade plural que vivemos. Nossos docentes carecem de uma formação técnica, já que o curso superior não consegue dar conta de suprir a demanda das principais necessidades dos alunos inclusos em salas regulares. A idéia de trazer um nome relevante dentro do cenário da Educação Especial e inclusiva, como a Andréa Wenner, vem ao encontro com o pensamento anticapacitista e antisegregacionista.

O princípio de equidade é o que direciona o trabalho da equipe de Educação Especial e Inclusiva no município de Itanhaém. Priorizamos a pessoa antes da deficiência e acreditamos na inclusão como premissa de uma vida justa. Não acreditamos que sejamos todos iguais, ao contrário, acreditamos nas diferenças que nos fazem únicos. Também priorizamos o conceito anticapacitista, que preza, antes de mais nada a pessoa, e não sua deficiência.

Experiência

Observando a necessidade do corpo docente do município de Itanhaém e a demanda crescente de alunos com deficiência dentro das salas regulares, entende-se a urgente necessidade de oferecer aos docentes do município uma formação baseada em evidências científicas e estudos atuais. A idéia de trazer ao nosso município a relevante presença de Andrea Werner , suscita questões relevantes sobre a causa anticapacitista e o pensamento e visão da pessoa com deficiência através de suas potencialidades.

Público Alvo

Docentes da Educação Infantil até o ensino fundamental II e gestores da rede municipal de ensino.