Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Brincar na Infância

Itanhaém

Secretaria de Educação de Itanhaém

Resumo

A Semana Municipal do brincar acontece anualmente na última semana do mês de maio. A ação é motivada pelo Movimento Aliança pela Infância que traz, ano após ano, uma temática. Aqui em Itanhaém, de 2015 a 2019 organizamos a SMB com as seguintes ações: Caminhada por uma infância brincante, Pontos brincantes na Praça Narciso de Andrade, Pontos Brincantes na Orla do Centro com carro de som, envolvimento de outros setores públicos e secretarias. Acontecem palestras para gestores e professores, as escolas se mobilizam com atividades promotoras de brincadeiras envolvendo as famílias e crianças. Devido à pandemia do Covid 19, a SMB aconteceu em 2020 e 2021 de forma remota, utilizamos o canal do Youtube da Prefeitura de Itanhaém e as Redes Sociais oficiais para a realização do evento.
2021- Tema: Casinhas das infâncias
http://www2.itanhaem.sp.gov.br/2021/05/20/semana-municipal-do-brincar-ganha-versao-online-para-curtir-em-casa/
2020- Tema: Vamos brincar em casa?
https://www.facebook.com/semanadobrincar

2019- Tema: O brincar que abraça a diferença
http://www2.itanhaem.sp.gov.br/2019/05/21/brincar-que-abraca-a-diferenca-e-o-tema-da-5a-semana-municipal-do-brincar/

2018- Tema: Brincar de corpo e alma
http://www2.itanhaem.sp.gov.br/2018/05/16/4a-semana-municipal-do-brincar-tera-programacao-recheada-para-o-publico-infantil/
2017- Tema: O brincar que encanta o tempo
http://www2.itanhaem.sp.gov.br/2017/05/16/iii-semana-municipal-do-brincar-inicia-no-sabado-20-e-segue-ate-26-de-maio/
2016- Tema: O brincar que encanta o lugar
http://aliancapelainfancia.org.br/em-itanhaem-sp-smb-e-politica-publica-confira-programacao/
2015- Tema: Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar
http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2015-06-01-Semana_Mundial_do_Brincar_em_Itanhaem_teve_brincadeiras_e_caminhada_pela_Nova_Orla.php

Experiência

Desde 2015, a SECE de Itanhaém promove a Semana Municipal do Brincar através da lei municipal nº 4056/15. A SMB tem como objetivo mobilizar toda comunidade sobre a importância do brincar através de uma programação planejada com ações brincantes.
Garantia dos direitos das crianças
O direito de brincar previsto no Marco Legal da primeira infância, nos direitos de aprendizagem da BNCC, como o direito de brincar. É importante ressaltar o contexto legislativo brasileiro, cuja Constituição Federal, além de elencar os direitos fundamentais de crianças, adolescentes e jovens, dá ênfase a essa parcela da população de forma expressa no artigo 227, instituindo ainda que a responsabilidade de assegurar esses direitos seja compartilhada entre família, empresas e Estado, ou seja, de toda a sociedade. E temos o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], que nasce dois anos depois da promulgação da Constituição trazendo todos esses direitos do artigo 227 de forma bastante detalhada.

Público Alvo

Gestores, professores, educadores, famílias, crianças, sociedade civil