Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

"Atenção básica conVida" - Um convite à vida realizado pela atenção básica

Hortolândia

Secretaria de Saúde

Resumo

Resumo do projeto :

Uso do termo conVIDA, remete tanto a convidar, como reforça o valor da palavra nuclear VIDA, antecedida pela preposição “con” de modo a dimensão em que essa palavra hoje representa, uma vez que no cenário atual, estar e permanecer COM VIDA seja um desejo de todos. Contudo sua efetividade exigirá um esforço estratégico.
Um convite à vida aponta como uma estratégia que abriga a dimensão do chamamento, de um pedido gentil, bem como do aceite. Sabe-se que as determinações sanitárias com vista ao isolamento também tenham repercussões dentre elas a perda do vínculo dos usuários com seu território, assim como é possível perda da sua identidade preventiva, haja vista os estudos indicam que cerca de 80% dos casos são leves e grande parte dos moderados procuram a rede básica como primeiro acesso na busca de cuidados.
Contudo faz necessário que a retomada da extensão do cuidado na dimensão da prevenção e promoção de saúde seja um convite praticado continuamente. Esse novo olhar de valorização será despertado a partir da revitalização das Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e Unidade de Saúde da Família (USF's) como cores e imagens que transmitam a ideia de vida, bem como estratégias em saúde voltadas à qualidade de vida, a exemplo a prática contínua de atividade física.

Experiência

A prefeitura de Hortolândia já iniciou diálogos com vista a pilotar parte deste projeto em duas unidades para o mês de outubro mediante avançar da vacinação no combate a COVID que atualmente é prioridade na atenção básica no município de Hortolândia. A autora deste projeto, fisioterapeuta de formação mestre (geriatria e gerontologia) e doutoranda (Saúde, interdisciplinaridade e reabilitação) pela Faculdade de Ciências Médica da UNICAMP, já encontra-se nestas unidades candidatas ao início deste projeto com vista ao reconhecimento do território bem como comprometida com a implantação e execução do mesmo.

Algumas equipes também já receberam treinamento em matriciamento com estratégia de saber compartilhado uma prática que facilita a disseminação de conhecimento útil e responsável, bem com a multiplicação para as demais unidades.

Público Alvo

População geral do município de Hortolândia: O último censo 2010 registrou que que a população de Hortolândia era de 192.692. Atualmente a estimativa é de 237.570 pessoas em 2021 (Dados IBGE), com densidade demográfica de 3.094 hab/km².
O boletim epidemiológico da cidade revela 25.780 casos confirmados por COVID19 na cidade de Hortolândia sendo que destes, 715 vieram a óbito. Os desfechos clínicos, sociais e emocionais gerados pela pandemia são inestimáveis. Além disso considera-se domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 34.9% da população nessas condições, o que o colocava na posição 144 de 645 dentre as cidades do estado e na posição 3590 de 5570 dentre as cidades do Brasil. O que coloca esse município em posição de destaque por se enquadrar em diversos critérios de vulnerabilidade. Além disso, embora saiba-se que isolamento em domicílio tenha sido uma medida protetiva importante no controle da transmissão do vírus trouxe consequência em muitos casos em habitos não saudáveis como inatividade má alimentação, dentre tantas outras disfunções de ordem física e mental. Alguns também perderam o vínculo com seus territórios, estão com o calendário de vacinação infantil desatualizado e acrescido a isto infelizmente ainda existe a disseminação de informações irresponsável no que diz respeito às vacinas principalmente as que previnem a contaminação por COVID19. Com base nesses aspectos é importante fortalecer/resgatar a identidade das UBS's e USF' de promoção de saúde e qualidade de VIDA.