Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Aprender com avós

Cotia

Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Mulher

Resumo

O isolamento das famílias em casa, imposto pelo novo coronavírus, obriga que todos redescubram novas formas de se relacionar e conviver.
O que todos precisam (mas nem todos têm) é contar com o aconchego de um ambiente familiar afetivo essencial para criar uma base de desenvolvimento saudável ao longo da vida. O que implica, além do amor, limites, respeito, solidariedade, compreensão, direitos e deveres para todos. Para que isso possa ser resgatado após a pandemia, pretendemos reforçar os vinculos familiares, bem como a convivência rica entre pessoas de faixas etárias diversas como crianças e idosos, proporcionando a integração entre as crianças, e avós e avôs, que ofereçam sua experiência e seu tempo em atividades de culinaria, artesanato jardinagem e contação de histórias para as crianças em 10 unidades escolares da cidade, sendo realizadas 1 vez por semana durante um periodo de 6 meses.

Experiência

PROGRAMA MÃE COTIANA - Mesmo em tempos de distanciamento social, imposto pela COVID19, a Prefeitura de Cotia continua realizando entregas de kits de enxoval completo do bebê por meio do Programa Mãe Cotiana. As gestantes inscritas no programa contam com atendimento integral e prioritário até o bebê completar um ano de vida, e o principal objetivo do programa é reduzir ainda mais a mortalidade infantil no município. A ações da iniciativa são realizadas pelas Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, em parceria com o Fundo Social.
Além da prioridade no atendimento médico e do kit enxoval completo, a gestante também recebe um cartão de gratuidade do transporte coletivo para deslocamentos para consultas e exames médicos na rede municipal, até o bebê completar um ano de idade.
Para ser contemplada pelo programa é preciso ser moradora de Cotia, ter caderneta da gestante, inscrição no Cadastro Único e Número de Inscrição Social (NIS). O enxoval do bebê: Banheira, Body de bebê manga longa, Bolsa de maternidade, Culote de bebê, Manta Infantil, Conjunto de mamadeira, Toalha de banho, Kit refeição, Kit pente e escova infantil, Lenço umedecido, Macacão para bebê, Meia, Saída de maternidade, Fralda descartável, Creme protetor contra assadura, Lençol de berço, Sabonete líquido, Talco hidratante, Carrinho para bebê.
- Projeto Rosa em Casa -

Público Alvo

Alunos da rede pública das séries iniciais, faixa etária de 06 a 08 anos.