Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Projeto Abelhas Sem Ferrão

Atibaia

Secretaria de Agricultura

Resumo

A proposta visa aquisição de materiais e bens permanentes para custeio da expansão do projeto, onde as ações principais serão:
-organização do espaço de plantio das espécies nativas e replantio das hortas e espaços de jardinagem;
-criação de viveiro;
-curso preparatório sobre as abelhas a equipe;
-Atividades pedagógicas em inter setorização com as educadoras;
- montagem de melipolinário;
-avaliação de desempenho em rodas de conversas com os grupos familiares;
-apresentação dos trabalhos das crianças;
-criação da semana: Somos todos Um (data comemorativa ao dia Nacional das Abelhas) com atividades, mostras de trabalhas, distribuição de mudas para as famílias e comunidade replantar;
A metodologia utilizada se pauta na pratica pedagógica que enriquece o cotidiano, levando em conta sempre o bem estar da criança e seu desenvolvimento integral, proporcionando a ampliação de seus conhecimentos, através de experiências e estimulação para o aprendizado sobre a inserção do ser humano na natureza, de tal forma que elas reeduquem os adultos nesse aspecto.
O projeto leva em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis propostos e seus indicadores, pautando o meio ambiente e a preservação ambiental na Primeira Infância.

Experiência

Este projeto vem acontecendo de forma continua desde 2018 nas unidades da Creche Comunitária Mãe Natureza. A bióloga Carla Debelak, juntamente com a Coordenação das unidades, vem trabalhando a sustentabilidade e a educação ambiental nas crianças e na comunidade. Esse entendimento de que o meio ambiente deve ser trabalhado desde a Primeira Infância é pautado na filosofia da instituição e, através da inserção das abelhas nativas sem ferrão nos ambientes, nas hortas, e no jardim das unidades, fez crescer a ideia de que através da educação socioambiental seria o caminha para que as comunidades pudessem se integrar, preservar seus meios e, levar a disseminação dessas ações para a comunidade ao seu redor. O replantio traz as abelhas, que polinizam as flores e frutos nativos da região, e, trazem respeito à natureza desde a mais tenra idade. Neste sentido, este projeto viabiliza um sonho de levar a conscientização das crianças e famílias para a preservação do meio ambiente em que estão inseridas e expandir.

Público Alvo

A princípio o projeto atenderá as crianças da região do Itapetinga, na serra do Itapetinga e região em Atibaia, nas unidades das creches comunitárias mãe natureza I e II (unidade pré escolar) e, suas famílias que serão atingidas. Futuramente este projeto será expandido para as comunidades locais, levando além da necessidade de preservação a ampliação de atendimento e, consequentemente, subsídios as famílias que nela serão impactadas.