Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Implantação de ecoponto no bairro das casas populares

Águas de Lindóia

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Resumo

TRATA-SE DE LOCAL VICIADO DE DESCARTE IRREGULAR DE LIXO, TERRA, ENTULHO E MATERIAIS INSERVÍVEIS.
ALÉM DISSO, VISA-SE A AMPLIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO DE ECOPONTO PELO TERRITÓRIO MUNICIPAL E, NO CASO ESPECÍFICO, DISPONIBILIDADE DE TAL SERVIÇO EM UM DOS BAIRROS MAIS POPULOSOS DE NOSSO MUNICÍPIO, A FIM DE OFERTAR AO MUNÍCIPE, A POSSIBILIDADE DE DESCARTE AMBIENTALMENTE ADEQUADO DOS RESÍDUOS QUE SE PREPÕEM RECEBER.
A PROPOSTA DO LOCAL É SER GERIDO ATRAVÉS DA PARCERIA DE DUAS SECRETARIAS MUNICIPAIS, A SABER, OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS E AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, EM DIAS E HORÁRIOS ESPECÍFICOS, NA PRESENÇA DE UM FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA, A FIM DE ORIENTAÇÃO E GARANTIR O ACONDICIONAMENTO CORRETO E A RECEPÇÃO DOS RESÍDUOS ADEQUADOS AO LOCAL.

A PREVISÃO PARA IMPLANTAÇÃO É DE ATÉ R$ 200.000,00 E O PRAZO DE EXECUÇÃO DEPENDE DA EMPRESA QUE VENCER A LICITAÇÃO E OS TRÂMITES LEGAIS PARA SUA HABILITAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO.
COM AS OBRAS CONCLUÍDAS, A OPERAÇÃO SERÁ IMEDIATA, TENDO EM VISTA A CRESCENTE DEMANDA PARA TAL SERVIÇO.
ESPERA-SE COM A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO A AMPLIAÇÃO DA ADESÃO DOS MUNÍCIPES À PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, BEM COMO CRIAR A CULTURA DA RESPONSABILIDADE SOBRE O DESCARTE AMBIENTALMENTE ADEQUADO DE RESÍDUOS E MATERIAIS INSERVÍVEIS.

Experiência

DEVIDO A PANDEMIA, A GARAGEM MUNICIPAL, RESPONSÁVEL PELA LIMPEZA URBANA TEVE 50 FUNCIONÁRIOS DO GRUPO DE RISCO AFASTADOS, PREJUDICANDO ASSIM A LIMPEZA URBANA E APESAR DE EXISTIR LEI MUNICIPAL QUE PROÍBA A PRATICA, DIVERSAS GESTÕES CONDICIONARAM A POPULAÇÃO E DESCARTAR RESTOS DE PODA E SUPRESSÃO DE SUAS PROPRIEDADES , BEM COMO DESCARTAR MÓVEIS INSERVÍVEIS, NAS CALÇADAS, PREJUDICANDO ASSIM A MOBILIDADE, BEM COMO O ASPECTO DA PAISAGEM DA CIDADE, SENDO ASSIM, A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE INICIOU, SEGUINDO DETERMINAÇÃO DO PREFEITO MUNICIPAL, PASSOU A NOTIFICAR OS MUNÍCIPES QUE MANTINHAM ESSA PRATICA, VALENDO DESTACAR QUE EXISTE NO MUNICÍPIO LEI DATADA DE 1997 PROIBINDO TAL AÇÃO.
NO ENTANTO, COMO FORMA DE POSSIBILITAR AOS MUNÍCIPES A DESTINAÇÃO DESTES RESÍDUOS ADEQUADAMENTE, A SUPRACITADA SECRETARIA COLOCOU EM OPERAÇÃO UM ECOPONTO, LOCALIZADO NO BAIRRO DOS MOREIRAS, A FIM DE RECEBER OS RESÍDUOS DE PODA E SUPRESSÃO, MÓVEIS INSERVÍVEIS E PNEUS. COM O PASSAR DOS MESES, A DEMANDA DO ECOPONTO TEM AUMENTADO. PORTANTO FAZ-SE NECESSÁRIO DESCENTRALIZAR O SERVIÇO, A FIM DE AMPLIAR A DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO PELO TERRITÓRIO MUNICIPAL, BEM COMO A ADESÃO DOS MUNÍCIPES.

Público Alvo

POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO EM GERAL.