top of page
CREN MÓVEL
CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional
São Paulo
Resumo

Em 2018, 14,5% das crianças de 0 a 9 anos apresentavam excesso de peso, e 5,3% baixo peso (ENANI, 2019), enquanto a baixa estatura afetava 14 % das crianças entre 0 e 5 anos (SISVAN, 2019).

A principal razão para o aumento da prevalência de obesidade e excesso de peso é a incapacidade dos sistemas alimentares de fornecer dietas saudáveis. O consumo de alimentos industrializados e processados que são ricos em gorduras trans, açúcar, sal e aditivos químicos está crescendo na maioria dos países. Alimentos frescos e nutritivos podem ser caros e as pessoas podem optar por alimentos mais baratos e de alto teor calórico, com baixo teor de nutrientes.

Por outro lado, a desigualdade social presente no país contribuiu para o aumento da insegurança alimentar (IA), identificada na Pesquisa de Orçamento Familiar (IBGE, 2020), que foram mais expressivas nos estratos mais vulneráveis entre as famílias sem emprego estável e residentes na periferia dos centros urbanos (Graziano, 2018).

O CREN promove cuidado alimentar e nutricional para crianças e adolescentes com má nutrição e suas famílias em distritos em situação de vulnerabilidade da cidade de São Paulo, promovendo mudança de hábitos alimentares por meio de trabalho educativo e de aposta no desenvolvimento global da pessoa.

Durante a pandemia de COVID19 em 2020, a equipe técnica do CREN, que conta com nutricionistas, pediatras e psicólogos, observou agravamento nas condições de trabalho, renda e insegurança alimentar das famílias assistidas. E para que o tratamento das crianças não fosse interrompido, principalmente aquelas na primeira infância e em insegurança alimentar, o CREN improvisou uma adaptação em suas duas kombis para levar as equipes às regiões mais periféricas da cidade.

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em CREN MÓVEL

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page