top of page
Cuidando dos Mananciais de São Paulo
O Instituto Ambiental - OIA
São Paulo
Resumo

O Instituto Ambiental atua desde 1992 na pesquisa, aplicação e difusão de técnicas sustentáveis de purificação de água, reciclagem de nutrientes, produção integrada e geração de energia renovável, com foco no conceito de Biossistemas integrados e educação ambiental. O OIA trabalha em parceria com comunidades, setores público e privado, universidades e centros de pesquisa, tanto em nível nacional como internacional, vem obtendo importantes reconhecimentos e premiações, destacando o prêmio de Tecnologia Social conferido pela Fundação Banco do Brasil.
Já foram implementados Biossistemas em diversos territórios, entre eles: Petrópolis (35), Teresópolis (1), Baixada Fluminense (13), Região dos Lagos (8), São José do Vale do Rio Preto (4), São Paulo (78), Paraná (1), Santa Catarina (5), Espírito Santo (5) Bahia (10), Alagoas (1), Amapá (1), Nicaragua (52), República Dominicana (10), Espanha (1), China (1). Com em torno de 50.000 pessoas impactadas.

O projeto Cuidando dos Mananciais de São Paulo tem como objetivo contribuir com o direito ao saneamento no extremo sul da cidade de São Paulo, onde o índice de atendimento das redes de coleta e tratamento de esgoto é inferior a 40%. A Ilha do Bororé é cercada pela Represa Billings, uma área de 582,8 km localizada na porção sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, fazendo limite a oeste com a Bacia Hidrográfica do Reservatório Guarapiranga e, ao sul, com a Serra do Mar. Abriga grande parte das áreas verdes e dos remanescentes de Mata Atlântica que formam a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, reconhecida pelo programa “O Homem e a Biosfera – MAB”, estabelecido pela UNESCO.
Para isso, propõe-se realizar: construção pedagógica de 1 Biossistema, tecnologia social capaz de transformar o esgoto em água cristalina e biogás para ser reaproveitado na cozinha, no Centro de Educação Infantil (CEI) - Luiza Sophia Roschel, que cuida diariamente de 230 crianças e adolescentes juntamente com funcionários e professores.
A adequação de infraestruturas sanitárias do CEI conta com a realização de quatro encontros pedagógicas com o intuito de contribuir com a formação das crianças e adolescentes atendidas pelo CEI, para que elas possam compreender a transformação trazida pela substituição da fossa rudimentar pelo Biossistema de saneamento ecológico construído, além de quatro encontros com moradores locais em interlocução com a AMIB (Associação e amigos da Ilha do Bororé), sobre alternativas sustentáveis de tratamento de esgoto e seus benefícios, e trazendo temáticas importantes como:
(i) Esgoto como fonte de recursos;
(ii) Passo a passo construtivo;
(iii) Apresentação do tecnologia construída e atividade lúdica de plantio.
Com o objetivo de criar alternativas na construção civil da região como agentes replicadores territoriais, para que assim possam construir Biossistemas por conta própria, e com isso, propagar soluções de tratamento de esgoto em suas comunidades e/ou se apropriar desse conhecimento para geração de renda.

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em Cuidando dos Mananciais de São Paulo

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page