top of page
Renovar o Hoje – Proteger o Amanhã
Centro Social São Manuel
São Manuel
Resumo

Desde a sua fundação, ocorrida no ano de 1962, o Centro Social São Manuel sempre foi atuante no cenário assistencial do município e compreende a Assistência Social enquanto Política Pública Social, sendo que mediante a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução Nº 109, de 11 de novembro de 2009) passa a desenvolver, no início do ano de 2013, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade, tendo como Unidade Prestadora de Serviço o Centro de Convivência Girasonhos.
As ações estabelecidas pela Organização em questão traduzem sua preocupação e comprometimento com a valorização e proteção da família, da criança e do adolescente, buscando fomentar uma intervenção de possibilite a prevenção e ocorrência de situações de risco social e violação de direitos. Desta forma deve-se compreender que a missão, ou ainda, que a bandeira de luta carregada corresponde a busca pela melhoria na qualidade de vida dos atendidos.
O Centro Social São Manuel desenvolve suas ações interventivas no território que compreende a Chácara Aliança, Núcleo Habitacional Tancredo Neves I, Núcleo Habitacional Tancredo Neves II, Jardim Ouro Verde, Jardim San Marino, Bairro dos Machados, Residencial Innocenti e Residencial Juliani. De acordo com informações coletadas junto a Unidade de Saúde “Padre Antônio Putton”, estão cadastrados aproximadamente 25.000 (vinte e cinco mil) prontuários individuais, tendo em vista que o atendimento realizado pela unidade de saúde não está pautado na estratégia de atendimento a saúde da família. Tomando o mencionado dado como referência pode-se destacar que o território em questão apresenta uma população numerosa, mesmo considerando a possibilidade de falecimentos não informados à Unidade de Saúde e os casos de usuários que são atendidos pela referida Unidade, mas que não residem no território. Segundo informações da equipe da Unidade de Saúde a procura por atendimento de adolescentes gestantes, usuários de substâncias psicoativas e de álcool tem se apresentado de maneira significativa.
Outra realidade que atinge o território se refere ao tráfico de substâncias entorpecentes que de acordo com as estatísticas de Polícia Civil corresponde a 30% das apreensões efetuadas no município, no entanto, se levarmos em consideração as informações da Unidade de Saúde referente à procura de atendimento por parte de usuários e familiares, podemos concluir que o tráfico pode estar concentrado de maneira mais intensa em outros locais do município, mas os usuários residem no território em questão.
Tomando como base o cenário em questão pode-se observar que o território apresenta vulnerabilidade tornando-se extremamente necessário o atendimento proposto pelo Centro Social São Manuel, por meio do Centro de Convivência Girasonhos.
O trabalho desenvolvido é de significativa importância, pois existe escassez de serviços e ações destinadas ao atendimento de crianças e adolescentes, levando estas a buscarem nas ruas atrativos que ocupem o tempo ocioso.
As ações estabelecidas pela Organização correspondem a Proteção Social Básica por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, contemplando a Política Nacional de Assistência Social, assim como a materialização do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que estabelece uma política de garantia de direitos e proteção social que previne e reduz situações de risco social e pessoal; protege pessoas e famílias vulneráveis e vitimizadas; monitora as exclusões e riscos sociais da população e por fim buscar criar condições para o resgate da identidade e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
O Centro Social São Manuel desenvolve um trabalho de relevância e interesse público e social, pois existe a necessidade do atendimento da criança e do adolescente em período complementar ao escolar e que esteja pautado em atividades diversificadas e continuadas que fomentem as potencialidades, o protagonismo e o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, proporcionado melhorias na qualidade de vida dos mesmos.
Considerando o trabalho desenvolvido, para manter a Organização em funcionamento, a mesma possuí um gasto significativo com a conta de energia elétrica, através da CPFL e com as atividades sendo realizada com o total de crianças e adolescentes atendidos diariamente, este gasto torna-se mensalmente oneroso ao Centro Social São Manuel.
Contudo, com a instalação das placas solares que utiliza a luz do sol como fonte de energia, a Organização terá energia limpa, renovável, trazendo eletricidade e sustentabilidade, realizando assim, uma economia significativa na conta de energia elétrica.
Tendo a necessidade mínima de manutenção, o retorno do investimento acontece durante o período que vai sendo utilizado. Por sua vez, possibilita que o recurso que anteriormente era utilizado nas contas de energia elétrica, seja direcionado para outros fins de maior necessidade dentro do atendimento prestado pela Organização.
Além disso, o baixo impacto ambiental contribui para a sustentabilidade do planeta, uma vez que não emite gases poluentes que são prejudiciais a natureza.

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em Renovar o Hoje – Proteger o Amanhã

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page