Espaço Sustentável FloreSer
Organização Floresta Cultural
Sorocaba
Resumo

Há 6 anos a Organização Floresta Cultural (OSC) tem trabalhado para construir um espaço que possa chamar de seu. Há 2 anos e meio conseguimos nossa primeira permissão de uso de uma área de aproximadamente 3,3 mil metros quadrados, e posteriormente obtivemos nossa segunda permissão de uso, em uma área de mais de 5 mil metros quadrados, em áreas institucionais do município. Ambos espaços são adjacentes ao fragmento florestal (mosaico de áreas públicas e privadas) no qual mobilizando a comunidade zelamos pelas trilhas, dando acesso ao patrimônio paisagístico de valor artístico e de beleza cênica, a qual semanalmente artistas e a comunidade interagem organicamente, com músicas, danças, fotografias, ensaios e outros projetos educativos, culturais, científicos etc.

Vale lembrar que sendo parte de área verde urbana, o fragmento florestal e seu entorno é importantíssimo para a manutenção dos serviços ecossistêmicos na região metropolitana de Sorocaba, tais como regulação climática, proteção de mananciais de água, conservação da biodiversidade e das relações ecológicas entre os seres como polinização e a dispersão de sementes, entre outros.

O projeto consiste na harmonização das áreas de permissão de uso, na restauração de um container de 40 pés, adequação de infraestrutura de energia elétrica e renováveis, instalação e captação de água, saneamento com possibilidade de bioconstrução de banheiros, áreas de convivência com sombreamentos e pergolados, jardinagem, horta comunitária e acessibilidade ao público. Com isso será possível, prosseguir com as atividades culturais e fortalecer a rede comunitária e proteger esse patrimônio.

Relevância e pertinência

Nas últimas décadas o crescimento dos centros urbanos promoveram uma urbanização nem sempre planejada. Apesar de nossas cidades todas serem construídas em áreas ambientais um dia nativas, ainda é muito tímido o senso de pertencimento e empoderamento da sociedade civil a respeito dos patrimônios e recursos naturais ainda restantes e indispensáveis à saúde mental, física e social de nossa coletividade.

A associação Floresta Cultura tem por objetivos a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a proteção do patrimônio público e social, a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico e o desenvolvimento de projetos de eco-educação e pesquisas científicas, e se une com demais entidades civis de interesse difuso e coletivo, formando uma floresta cultural de seres que demonstram através do exemplo e de suas diversas ações, compondo um cenário único, porém altamente replicável, à tantas cidades, coletivos e organizações sociais do estado de São Paulo.

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em Espaço Sustentável FloreSer

Confirme aqui o seu voto no edital.