top of page
Incubadoras sociais e o poder público: novas propostas para velhos desafios
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Mogi Das Cruzes
Resumo

O propósito deste projeto visa a fomentar a geração de trabalho e renda por meio de incubadoras sociais nos territórios vulneráveis através da política de assistência social do município de Município de Mogi das Cruzes/SP.
O presente projeto está vinculado ao Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda, Qualificação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho denominado CONDUZ.
Um dos objetivos do programa é a criação de novos empreendimentos econômicos solidários por meio da Incubadora Social gerenciada pelo Programa CONDUZ, visando a capacitação, o acompanhamento e o acesso aos meios e espaço para produção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Apoiar e fortalecer os empreendimentos já iniciados pelo programa CONDUZ;
 Fomentar a criação de novos empreendimentos;
 Construir pólos de empreendimentos solidários;
 Capacitar os empreendimentos no que diz respeito aos princípios da economia solidária, trabalho em grupo, resolução de conflitos, trabalho cooperado, autogestão, autonomia, comércio justo, acesso a crédito, empreendedorismo social etc;
 Capacitar os empreendimentos econômicos solidários no que diz respeito ao processo produtivo;
 Acompanhar os empreendimentos no período de pós incubação;
 Contribuir para a melhora de vida dos usuários da política de Assistência Social através dos empreendimentos econômicos solidários;
METAS
 Meta 1 – Criação de 3 novos empreendimentos na área de gastronomia, pequenos reparos em construção civil e tecnologia da informação, e fortalecimento do empreendimento de corte e costura através da aquisição de mais máquinas;
 Meta 2 – Fomento de um polo de incubação social em Jundiapeba, na qual serão desenvolvidos os empreendimentos acima;

Considerando as metas estabelecidas serão necessárias diferentes etapas:

1. Instalação do polo piloto de incubação em Jundiapeba
Após a instalação, iniciarão as ações de fomentação e organização de empreendimentos econômicos solidários.
 Duração de 06 meses.

2. Buscar espaços físicos. Identificar, no território de Jundiapeba, espaços públicos ou privados para as instalação do polo de incubação que irão ser a referência para os empreendimentos econômicos a serem fomentados. Esta etapa ocorre concomitantemente com a etapa anterior.
 Duração de 03 meses.

3. Buscar parcerias público e privadas para o fortalecimento dos grupos já existentes e para a estruturação do polo de incubação, com materiais, insumos, maquinários que serão utilizados pelos empreendimentos nos seus processos produtivos.
 Duração: 3 meses.

4. Acompanhamento e Formação dos empreendimentos durante o processo de incubação.
Estabelecer processos de formação continuada com os temas da economia solidária, trabalho em grupo, resolução de conflitos, trabalho cooperado, autogestão, autonomia, comércio justo, acesso a crédito, empreendedorismo social etc.
Curso e formação quanto ao processo produtivo.
 Duração: 6 meses.

5. Acompanhamento dos empreendimentos após o processo de incubação.
 Duração: 6 meses.

Todas as ações serão desenvolvidas pela equipe do programa Acessuas/ Conduz e as parcerias estabelecidas durante o processo.

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em Incubadoras sociais e o poder público: novas propostas para velhos desafios

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page