Incubadoras sociais e o poder público: novas propostas para velhos desafios
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Mogi Das Cruzes
Resumo
O propósito deste projeto visa a fomentar a geração de trabalho e renda por meio de incubadoras sociais nos territórios vulneráveis através da política de assistência social do município de Município de Mogi das Cruzes/SP.
O presente projeto está vinculado ao Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda, Qualificação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho denominado CONDUZ.
Um dos objetivos do programa é a criação de novos empreendimentos econômicos solidários por meio da Incubadora Social gerenciada pelo Programa CONDUZ, visando a capacitação, o acompanhamento e o acesso aos meios e espaço para produção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apoiar e fortalecer os empreendimentos já iniciados pelo programa CONDUZ;
Fomentar a criação de novos empreendimentos;
Construir pólos de empreendimentos solidários;
Capacitar os empreendimentos no que diz respeito aos princípios da economia solidária, trabalho em grupo, resolução de conflitos, trabalho cooperado, autogestão, autonomia, comércio justo, acesso a crédito, empreendedorismo social etc;
Capacitar os empreendimentos econômicos solidários no que diz respeito ao processo produtivo;
Acompanhar os empreendimentos no período de pós incubação;
Contribuir para a melhora de vida dos usuários da política de Assistência Social através dos empreendimentos econômicos solidários;
METAS
Meta 1 – Criação de 3 novos empreendimentos na área de gastronomia, pequenos reparos em construção civil e tecnologia da informação, e fortalecimento do empreendimento de corte e costura através da aquisição de mais máquinas;
Meta 2 – Fomento de um polo de incubação social em Jundiapeba, na qual serão desenvolvidos os empreendimentos acima;
Considerando as metas estabelecidas serão necessárias diferentes etapas:
1. Instalação do polo piloto de incubação em Jundiapeba
Após a instalação, iniciarão as ações de fomentação e organização de empreendimentos econômicos solidários.
Duração de 06 meses.
2. Buscar espaços físicos. Identificar, no território de Jundiapeba, espaços públicos ou privados para as instalação do polo de incubação que irão ser a referência para os empreendimentos econômicos a serem fomentados. Esta etapa ocorre concomitantemente com a etapa anterior.
Duração de 03 meses.
3. Buscar parcerias público e privadas para o fortalecimento dos grupos já existentes e para a estruturação do polo de incubação, com materiais, insumos, maquinários que serão utilizados pelos empreendimentos nos seus processos produtivos.
Duração: 3 meses.
4. Acompanhamento e Formação dos empreendimentos durante o processo de incubação.
Estabelecer processos de formação continuada com os temas da economia solidária, trabalho em grupo, resolução de conflitos, trabalho cooperado, autogestão, autonomia, comércio justo, acesso a crédito, empreendedorismo social etc.
Curso e formação quanto ao processo produtivo.
Duração: 6 meses.
5. Acompanhamento dos empreendimentos após o processo de incubação.
Duração: 6 meses.
Todas as ações serão desenvolvidas pela equipe do programa Acessuas/ Conduz e as parcerias estabelecidas durante o processo.