top of page
Programa de saúde auditiva CER II Derdic – acompanhamento audiológico nos diferentes ciclos de vida
Fundação São Paulo
São Paulo
Resumo

Objeto
Possibilitar o acompanhamento audiológico multidisciplinar e periódico de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência auditiva usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual – AASI, por meio do custeio MAC.

Diagnóstico
De acordo com o último CENSO (IBGE, 2010), há no Brasil 9.722.163 pessoas com deficiência auditiva. Há atualmente quase 2 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no estado de São Paulo. Dessas pessoas, estima-se que aproximadamente 370 mil sejam crianças ou adolescentes de 05 a 17 anos .
A deficiência auditiva e a surdez causam grande impacto social e econômico na vida dos indivíduos, nas suas famílias e nas comunidades onde vivem . Uma criança com deficiência auditiva frequentemente apresenta atrasos no desenvolvimento da fala, da linguagem e de habilidades cognitivas, o que pode resultar em um processo de aprendizagem lento e crescente dificuldade escolar.
No caso de adultos e idosos, a deficiência auditiva pode causar isolamento social, dificuldades em sua vida produtiva, podendo, inclusive, agravar situações de demência.

Objetivo Geral: Possibilitar o acompanhamento audiológico multidisciplinar e periódico de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência auditiva usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual – AASI, por meio do custeio MAC.

Objetivos Específicos:
1) Prestar atendimento clínico regular para acompanhamento dos usuários de AASI;
2) Verificar o funcionamento e amplificação dos AASI;
3) Orientar, informar e prestar suporte, sobre o uso de AASI e do Sistema FM em sala de aula, às famílias dos beneficiários.

ACOMPANHAMENTO DO PROJETO
Etapa 1: Acompanhamento audiológico dos usuários AASI
Dinâmica de trabalho:
a) Serão disponibilizados pelas secretarias da Clínica de Audição, Voz e Linguagem Prof..Dr. Mauro Spinelli e do Centro Audição na Criança - CeAC 120 horários de agendamento por mês, ao longo dos 12 meses, para a realização de consultas com médicos otorrinolaringologistas e 240 horários com profissional fonoaudiólogo para a realização da audiometria tonal, logoaudiometria e imitanciometria aos pacientes que necessitarem repetir os exames para confirmação de limiares audiométricos, visando adaptação AASI. Com frequência, muitas pessoas usuárias de AASI apresentam alterações de orelha externa e média devido a patologias otológicas, por isso o exame otorrinolaringológico e os exames audiológicos são necessários para o andamento dos procedimentos de adaptação e boa utilização de AASI. Para a realização dos exames, serão utilizados equipamentos Audiômetros e Imitanciômetros solicitados neste projeto, visando orientar condutas médicas e fonoaudiológicas.

Observação:
É importante considerar que o impacto da perda auditiva para os pacientes tem relação direta com a sua qualidade de vida e a maioria deles é dependente do aparelho auditivo. Dessa forma, há a necessidade de prestar o atendimento clínico o mais breve possível quando o paciente apresenta alguma demanda e, assim, garantir o bom funcionamento do AASI.
Os usuários do Sistema FM (Portaria nº 03 de 19 de fevereiro de 2020), já acompanhados no escopo da Saúde Auditiva, passam a necessitar de novos processos envolvidos na utilização do Sistema FM, tanto em procedimentos médicos e fonoaudiológicos, como no acompanhamento da utilização do equipamento na escola.

b) As consultas serão realizadas pela equipe de médicos especialistas e fonoaudiólogos da Derdic, nos horários pré-agendados, que emitirão seus pareceres clínicos no prontuário dos pacientes. Todos os documentos gerados durante os atendimentos serão arquivados no prontuário de cada paciente, no Setor de Prontuários.

c) Será realizada a verificação do AASI, moldes dos usuários, com o equipamento de Análise Acústica e Verificação de Aparelhos pleiteado neste projeto. Este equipamento faz a análise da quantidade de amplificação fornecida e necessita ser acoplado a um computador para realizar a leitura de dados.

d) As famílias dos pacientes também poderão ser encaminhadas, de acordo com a necessidade, para Serviço Social para orientações pontuais relacionadas às questões psicológicas e socioeconômicas.

RESULTADOS ESPERADOS
Objetivo específico 1 – Prestar atendimento clínico regular para acompanhamento dos usuários de AASI.
Resultados esperados:
• Atender 1000 usuários de AASI em consulta médica e audiológica para acompanhamento audiológico.

Objetivo específico 2 – Verificação do funcionamento e amplificação dos AASI.
Resultados esperados:
• Verificação do funcionamento e da regra de amplificação dos AASI

Objetivo específico 3 – Orientar, informar e prestar suporte, sobre o uso de AASI e do Sistema FM às famílias dos beneficiários.
Resultados esperados:
• Realizar, pelo menos, uma reunião de orientação com os pais e famílias após a entrega do AASI.

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em Programa de saúde auditiva CER II Derdic – acompanhamento audiológico nos diferentes ciclos de vida

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page