OFICINA DA MEMORIA, QUANDO A NATUREZA RESGATA NOSSOS SENTIDOS: UMA PROPOSTA ECOLOGICA E PAISAGISTICA PARA O LAR DE IDOSOS VILA VICENTINA DE BAURU/SP
Faculdade de Engenharia de Bauru-Unesp
Bauru
Resumo
A UNESP iniciou-se seu trabalho com a criação e adequação de uma horta comunitária sustentável (elevada), inserindo princípios de acessibilidade e ergonomia aos cadeirantes, de forma que os próprios idosos poderiam manusear as hortaliças, criando um espaço aberto de visitação, e a inserção da hortoterapia ocupacional com a produção das hortaliças e legumes para o próprio consumo interno, minimizando assim, as despesas alimentícias.
Para a realização desta etapa a UNESP contou com duas parcerias, inicialmente com 07 bolsistas (05 alunos de graduação e 02 de Pós Graduação) pleiteados no Edital 01/2021 da Vice-reitoria da Unesp, pertencentes Programa AADI-Ações Afirmativas e Diversidades, em consonância com a Agenda 2030 da ONU. A segunda parceria foi com os re-educandos do Centro de Progressão Penitenciário de Bauru, cuja mão de obra foi essencial para a construção da obra. Estas duas parcerias foram fechadas por um ano, ou seja, os alunos, devem continuar suas pesquisas e projetos; e os re-educandos ,a fornecerem a mão de obra para a manutenção e melhorias da instalações da Vila.
Desta forma surgiu a ideia deste projeto que visa construir uma praça central (Figura 02) que ligará a horta a igreja, com acessibilidade idosos, cadeirantes, deficientes físicos e seus familiares.
Pretende assim, construir uma área central com quiosques, mesas de jogos e um lago, a partir do paisagismo contemplativo e funcional, tentando aliar atividades físicas, lúdicas (jogos e histórias), recreação e integração, em um local fora da refeitório ou alojamento, a fim de estimular a convivência e os sentidos dos idosos, além de diminuir o nível de ansiedade e de angústia, proporcionando assim vários benefícios como trabalhar as emoções, desenvolver a afetividade, além de exercitar as funções físicas, psíquicas e cognitivas.