GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA COM AGROECOLOGIA URBANA BIOCONSTRUÍDA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO
Presidente Prudente
Resumo
O projeto visa levar educação ambiental e capacitação em agroecologia e bioconstrução civil, às comunidades fragilizadas de Presidente Prudente e Região, de modo a instrumentar trabalhadoras e trabalhadores com técnicas de agroecologia urbana que possam, empoderados, trabalhar e manter rendas suficientes e soberania alimentar para suas famílias ao mesmo tempo que apreendam e ensinem novos paradigmas de construir suas vidas e suas cidades alinhados com posturas socioambientais e econômicas dos ODS da Agenda 2030 da ONU.
O projeto está alinhado com a REALSSAM - REDE TEMÁTICA DE EXTENSÃO EM RESÍDUOS SÓLIDOS, SOBERANIA ALIMENTAR E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.
As Redes Temáticas de Extensão Universitárias foram propostas pela Portaria UNESP Nº 122, DE 11 de novembro de 2021 como:
“... uma estratégia para fomentar e ampliar a proposição e execução de atividades de extensão universitária, integradas ao ensino e à pesquisa, de caráter cooperativo, entre Unidades da Unesp, na perspectiva de promover a interlocução e ações conjuntas entre docentes, discentes e servidores com outros setores da sociedade, para o enfrentamento de questões sociais relevantes e que venham a ser transformadoras da realidade socioeconômica e ambiental.” (UNESP, 2021)
A proposta das Redes teve como objetivos:
I. favorecer ações integradas de extensão universitária, ensino e pesquisa entre as Unidades da Unesp, a Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura e, quando couber, outras Pró-reitorias da Unesp e Agência Unesp de Inovação (AUIN);
II. fortalecer as parcerias da Unesp com instituições públicas e privadas, universidades nacionais e do exterior;
III. disseminar tecnologias sociais e inovações tecnológicas geradas pela Unesp para e com outros setores da sociedade; e
IV. potencializar as ações extensionistas da Unesp, especialmente integradas à curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação.
A REALSSAM é a maior Rede Temática de Extensão Universitária, congregando 15 unidades da UNESP, cerca de 50 docentes e vários pesquisadores alunos de programas de pós-graduação e de graduação. Essa escala permite a conexão de agentes de diferentes formações, complementando as áreas de conhecimento e as especialidades para o oferecimento mais abrangente de soluções para as demandas da sociedade.
São participantes da REALSSAM:
• Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) - ARARAQUARA
• Faculdade De Ciências e Letras (FCLAR) - ARARAQUARA
• Instituto de Química (IQ) - ARARAQUARA
• Faculdade de Ciências e Letras (FCL) - ASSIS
• Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) - BAURU
• Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) - FRANCA
• Instituto de Ciências e Engenharia (ICE) - ITAPEVA
• Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) - JABOTICABAL
• Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - MARÍLIA
• Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação (FCTE) - OURINHOS
• Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) - RIO CLARO
• Faculdade de Engenharia e Ciências (FEC) - ROSANA
• Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
• Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS) - SOROCABA
A unidade SEDE é a FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (FCT) – PRESIDENTE PRUDENTE e é coordenada pelo Professor Dr. FERNANDO SÉRGIO OKIMOTO, engenheiro civil e proponente aqui e vice coordenada pelo Professor Dr. ANTONIO CEZAR LEAL, geógrafo.
A proposta aqui apresentada almeja: -produzir modelos e maquetes funcionais de sistemas agroecológicos passíveis de implementação urbana aliados com uma construção civil sustentável ambiental, econômico e socialmente, tanto em materialidade quanto em processos construtivos; -produzir material instrucional de capacitação empreendedora nas temáticas abordadas; - formar e utilizar os alunos de graduação e pós-graduação para trabalhar as temáticas com as pessoas que participarem das atividades;-levar até as comunidades tais modelos, maquetes, conteúdos e alunos e docentes para trabalharem os temas no próprio ambiente das comunidades.
Estão previstos materiais e capacitações nos seguintes temas, divididos em dois conjuntos prioritários:
A. PRIMEIRO CONJUNTO:
1. Sistema Agroflorestal;
2. Compostagem;
3. PANCS;
4. Aeroponia;
5. Aquaponia;
6. Meliponário;
7. Mudário/Estufa;
8. Orquidário;
9. Espirais de Ervas;
10. Desidratador Solar;
B. SEGUNDO CONJUNTO:
11. Jardim de chuva;
12. Trincheira de Infiltração;
13. Filtros Biológicos;
14. Controle biológico de formigas;
15. Microorganismos Eficientes;
16. Reúso das Águas Pluviais;