top of page
GERMINAR
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E BENEFICENTE DE FERRAZ DE VASCONCELOS
Ferraz De Vasconcelos
Resumo

A Associação Educacional e Beneficente de Ferraz de Vasconcelos, “Associarte, ” é uma organização social sem fins lucrativos, políticos/partidários ou religiosos, voltado para a garantia de direitos e inclusão social, criada em 27 de junho de 1999 com o intuito de minimizar as fragilidades apresentadas por famílias residentes no entorno da entidade. Apontamos aqui fragilidades como o desfavorecimento das famílias em relação às condições econômicas, sociais, educacionais e culturais, que as expunham a uma exclusão, mais do que uma concepção de pobreza, a impossibilidade de terem seus direitos assegurados. Tratava-se da falta de acesso a informações, a escolaridade, convívio familiar e comunitário entre outras questões que se configuravam como uma perda do bem-estar social. Após avaliação da carência de espaços voltados para a área de educação e lazer, percebeu-se a necessidade de se criar a “Associarte”.
Entre as atividades desenvolvidas se encontravam a alfabetização e reforço escolar para crianças e adolescentes de 07 a 16 anos, as ações tinham por objetivo oferecer acompanhamento do ensinamento escolar dando suporte para que os mesmos suprissem suas dificuldades obtendo melhoria nos resultados estudantis. Objetivando oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutricional a entidade buscou parceria com o Governo do Estado de São Paulo e através da CODEAGRO com o Programa Viva Leite passou a atender 140 famílias. Paralelamente era realizada ação externa no atendimento à população em situação de rua sendo executado através dos procedimentos de entrega de alimentos, roupas, itens de higiene pessoal, tendo como principal ação a evangelização e a possibilidade de encaminhamentos diversos, como exemplo o tratamento de dependência química. A forma de manter este projeto era através de parcerias com pessoas físicas dispostas a contribuir com donativos e trabalho voluntario.
Até o ano de 2001 a entidade manteve o desenvolvimento das atividades através deste apoio, no decorrer do ano subsequente foi declarada como Utilidade Pública através da Lei Nº 2.469, 03 de Setembro de 2002 e as ações passaram a ser desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação dando início ao “Projeto Criando Asas” que tinha por objetivo atender crianças com algum tipo de deficiência, onde através do acompanhamento com profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Pedagogia os mesmos eram estimulados a realizar atividades lúdicas que visavam contribuir no seu processo de desenvolvimento. No ano de 2003 devido a questões administrativas o projeto findou.
Cabe informar que desde o início dos trabalhos as ações eram acompanhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, porem entre os anos de 2002 e 2003 a articulação da entidade com a rede ganhou força a partir dos registros nos Conselhos de Direitos – Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS (obtido em 08/04/2002) e Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente – CMDCA (obtido em 25/09/2003) assim como constante contato com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS a fim de pautados no Programa de Atenção Integral a Família – PAIF criar um fluxo de atendimento com encaminhamentos de famílias atendidas pelo programa a inclusão nas ações disponibilizadas pela entidade.

No ano de 2005 o Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social celebrou convênio com a entidade para o desenvolvimento de ações voltadas a promoção de geração de emprego e renda, proporcionando a entidade implantar a partir de atendimento diário cursos artesanais. No decorrer deste ano com a concessão de recursos municipais a entidade introduziu o curso de Padaria Artesanal, ações realizadas até o ano de 2009.
No final do ano de 2011 visando a melhoria no desenvolvimento do trabalho a entidade se conveniou ao Instituto Melo Cordeiro. Esta parceria propiciou no ano de 2013 a inserção do projeto “SER” que tinha por objetivo atender crianças e adolescentes no período de contra turno escolar oferecendo um espaço acolhedor, possibilitando o pleno desenvolvimento intelectual, esportivo e artístico, proporcionando atividades de forma lúdica, ampliando e fortalecendo as oportunidades de aprendizado, convivência e socialização, com extensão do trabalho voltado ao fortalecimento de vínculos familiar. Vale ressaltar que o projeto foi elaborado e desenvolvido por meio de uma rede social integrada por entidades do entorno, onde se estabeleceu parcerias com a finalidade de solucionar problemas e deficiências sociais com mais eficiência.
Em 2012 a entidade firmou parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo - FUSSESP e em 2014 iniciou através do convênio nº 407/2014 a execução dos cursos de corte e costura. Em 29 de outubro do corrente ano assinou Contrato de Doação de Bens Móveis visando a implantação dos cursos de Padaria Artesanal. Em 2016 com o apoio do Instituto Melo Cordeiro foi possível introduzir os cursos de manicure e pedicure.
Através do trabalho realizado cotidianamente e com base nas informações coletadas por meio de levantamentos de dados realizados com a demanda atendida na entidade, pode-se verificar que em sua maioria as famílias não possuíam recursos financeiros para o desenvolvimento de habilidades que facilitassem sua inclusão social e as levasse a superar a dificuldade de enfrentar condições básicas de sobrevivência. Apontamos aqui um contingente de pessoas desempregadas, mas também não capacitadas para inserção no mercado de trabalho o que vem caracteriza-las excluídas no que diz respeito aos seus direitos mínimos. Devido essa carência financeira, foi pensada e estudada possibilidades para a inclusão destas famílias.
Neste caminho foi visualizado o projeto “Germinar” que tem por intenção intervir teórica e praticamente de maneira preventiva, nas situações de exclusão social decorrentes do desemprego, ocasionado pela falta de qualificação profissional. Salientamos que a implantação de tal projeto traz consigo o desafio de trabalhar famílias, capacitando, orientando e promovendo o acesso a direitos garantidos e por vezes desconhecido, além do reconhecimento de possibilidades.
Dentro deste contexto apresentamos este projeto que tem por objetivo ofertar cursos profissionalizantes, vislumbrando uma forma das famílias atendidas potencializarem seus conhecimentos, com vistas a inclusão produtiva, aumentando assim seu orçamento, propiciando por meio da criação de oportunidades de acesso a inserção no mercado de trabalho ou geração renda, para que os mesmos possam serem agentes transformadores da realidade que estão inseridos, visando ainda estimular o empoderamento e o protagonismo social.
4 – DIAGNOSTICO:
O diagnóstico foi realizado através do trabalho desenvolvido cotidianamente e com base nas informações coletadas por meio de levantamentos de dados realizados com a demanda atendida na entidade bem como com suas respectivas famílias.
As famílias que compõe o perfil do projeto possuem crianças entre 07 anos e adolescentes até 16. Essas famílias tem prioridade no atendimento, pois, em geral se encontram em situação de vulnerabilidade apresentando condições de: moradia precária, desemprego, baixa renda (a maioria recebem de um a dois salários mínimo), ausência de qualificação para o trabalho, presença de idosos e deficientes, conflitos familiares, entre outros.
Salientando que a situação de renda reflete bem a vulnerabilidade da inserção no mercado de trabalho e a precariedade da qualificação profissional, que está diretamente relacionada ao objetivo desse Projeto.

5 – META:

Formar através dos cursos das mais diversas áreas de trabalho, 100 (cem) pessoas da comunidade do entorno, com idade superior a 16 anos com ênfase em mulheres e beneficiários de programas sociais, acompanhadas e encaminhadas pelos serviços de Proteção Básica e Especial do município. Norteados pela Resolução CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009.

6 – OBJETIVO

6.1 – Objetivo Geral:

• Reduzir os efeitos do desemprego com a oferta de qualificação profissional, formando pessoas da comunidade do entorno através de cursos profissionalizantes e de geração de emprego e renda.


6.2 - Objetivo Especifico:

• Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades para a vida e para o trabalho, bem como para as relações familiares, comunitárias e sociais;
• Promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores da área do entorno através do curso de geração de emprego e renda;
• Fornecer mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho;
• Estimular o trabalho autônomo e o empreendedorismo;
• Identificar parceiros que possam apoiar o Projeto, durante toda sua duração.

7 – METODOLOGIA

A metodologia de trabalho está pautada em ações que visam potencializar a formação profissional e que contribuam para inserção no mercado de trabalho e geração de renda. A teoria e a prática serão desenvolvidas através de ações com enfoque nos cursos profissionalizantes que abrirão possibilidades e ampliarão o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, desta forma espera-se que o participante alcance a liberdade e o respeito do outro, percebendo-se um ser social seguro e integro perante seu grupo. As ações serão desenvolvidas em modalidades de oficinas e rodas de conversas proporcionando apoio e orientação assim como através dos cursos de Corte e Costura / Manicure e Pedicure / Padaria Artesanal além dos Cursos Artesanais. A execução dos cursos permitirá alcançar o objetivo do Projeto de Geração de Emprego e Renda.

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em GERMINAR

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page