3 Passos para Inclusão Produtiva
Lar Sírio Pró-Infância
São Paulo
Resumo
As atividades do projeto serão desenvolvidas nas dependências do Lar Sírio Pró-Infância e atenderá, gratuitamente, jovens a partir de 15 idade, em situação de vulnerabilidade social, possibilitando assim a inclusão integral dos atendidos, apoio universal e completo na formação técnica e profissional, além da inserção no mundo do trabalho, contribuindo para geração de renda.
Também haverá inserção de adolescentes e jovens, institucionalizados em SAICAS, em um formato de parcerias Inter-institucional e encaminhados pelo CRAS e CREAS. Desta forma esses atendidos teriam maior oportunidade de preparação profissional e possibilidade de acompanhamento pós-projeto para uma inserção digna no mercado de trabalho.
Os principais critérios para os atendimentos destes adolescentes e jovens são possuir número de NIS (CADÚNICO), com abrangência territorial. É realizado um estudo socioeconômico, com entrevista e instrumental do serviço social, tendo em vista um trabalho de promoção social, inclusão, enfrentamento das desigualdades e equidade social.
O Projeto promoverá a defesa dos direitos e o exercício da cidadania dos adolescentes.
As ações do projeto iniciam-se pelo despertar do público direto, adolescentes a partir de 15 anos de idade. Com isso, pretendemos desenvolver competências-chave técnicas, cognitivas e socioemocionais, com oferecimento de cursos, mentorias, e apoio ao empreendedorismo. As atividades serão realizadas no espaço físico do Lar Sírio Pró-Infância, com o apoio de nossos parceiros que, desde 2008, acrescenta valor compartilhado, sendo: SENAC, SENAI, SESI, SEBRAE, ESPRO e SAGA.
O projeto será desenvolvido em 3 passos de forma que se possa acompanhar os adolescentes em um processo amplo e significativo de desenvolvimento. Sendo:
Passo 1 Acolhimento – PDI: Plano de Desenvolvimento Individual, momento de despertar o adolescente para a observação de suas habilidades empreendedoras, pessoais e talentos, além de construir um plano para seu desenvolvimento.
Passo 2 – Acompanhamento - Preparação Técnica para o mundo do trabalho, que a partir do PDI amplia os repertórios sobre profissões e como o mundo do trabalho funciona, estimula vivências técnicas e profissionalizantes que os aproximem dos ambientes corporativos.
Passo 3 – Autonomização - Encaminhamento ao mundo do trabalho para inclusão produtiva e mentoria, por meio do apoio de parceiros profissionais experientes no aconselhamento e orientação do adolescente, com visitas a empresas e conversas com profissionais das diversas áreas, para que tome decisões assertivas no seu desenvolvimento profissional.
O Projeto promoverá qualificação técnica, socioemocional e cognitiva para o mundo do trabalho e do empreendedorismo, além de uma experiência simuladora inclusão produtiva, que construirá um empoderamento intrínseco individual e coletivo, ao oferecer para os adolescentes a oportunidade do reconhecimento de suas competências para transformar a própria história e do seu entorno.
As famílias e a comunidade local serão impactadas indiretamente pelo desenvolvimento pessoal profissional de cada jovem atendido.
O projeto estabelece uma perspectiva didática orientada pelos eixos: Identidade, Família e Sociedade, divido em 3 passos:
No Passo 1: diagnóstico e de planejamento
Despertar os jovens para a observação de suas habilidades pessoais e talentos, de forma que as atividades propostas possam ser um norteador para sua escolha profissional futura e identificar as potencialidades para elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) a partir de necessidades reais destes jovens no contexto familiar para formatar um plano de ação para formação e trabalhos futuros.
Carga horária: eventual para o desenvolvimento de atividades como palestras, oficinas, dinâmicas, sendo 1 hora para cada atividade. E 02 horas de atendimento individual para orientação vocacional e elaboração do PDI, sendo 01 hora em conjunto com família. Totalizando 20horas desta etapa, com encontros semanais.
No Passo 2: preparação técnica para o mercado de trabalho
Ampliar os repertórios sobre profissões e como o mundo do trabalho funciona, estimular vivências técnicas e profissionalizantes que os aproximem dos ambientes corporativos, como visitas a empresas e conversas com profissionais das diversas áreas.
Carga horária de acordo com cada curso:
Cursos: Aux. Padeiro e Padeiro – 160h SENAI, Decoração de bolos – 40h SENAI, Salgadeiro – 48h SENAI, panetones e chocolates – 20h SENAI, design gráfico – 53h Saga, auxiliar administrativo – 160h SENAC, auxiliar de escritório – 160h SENAC, Super Mei – 25h Sebrae, crescendo e aprendendo – 12h Sebrae. Curso técnico em Enfermagem - 1800h. A periodicidade acontece de acordo com a carga horária de cada turma/curso, com propostas de aulas diárias e/ou semanais.
No Passo 3: inserção no mundo do trabalho e inclusão produtiva
Oportunizar sessões de Mentoria e Aconselhamento para o atendido para preparação e ampliação da formação para o mercado de trabalho. Encaminhar currículos a empresas parceiras, acompanhar dos jovens nos processos seletivos, bem como processo de avaliação periódica.