Recicla Cidade - ABC Paulista
Associacao Espaco Urbano
São Paulo
Resumo
Os serviços de Coleta Seletiva são de vital importância para a gestão ambiental e para o estabelecimento de metas econômicas relacionadas à gestão dos resíduos sólidos. Uma Coleta Seletiva eficiente diminui a quantidade de resíduos aterrados em nosso território, além de gerar ganhos econômicos com a comercialização do material recuperado.
Para que exista eficiência nos serviços de Coleta Seletiva é preciso que o setor passe por um processo constante de otimização e que sejam feitas regulamentações e normatizações para o bom funcionamento do sistema. Além disso, é preciso definir as responsabilidades individuais e compartilhadas nas etapas da Coleta Seletiva.
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305) prevê a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e tem como um de seus princípios a “integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos”. No Brasil, as cooperativas de reciclagem desempenham um importante papel na cadeia de reaproveitamento. O trabalho dos catadores aumenta a vida útil de produtos e embalagens por meio da coleta seletiva, separação e fornecimento da matéria-prima para a indústria recicladora.
A prática contínua de ações de educação ambiental e de valorização do resíduo previstas neste projeto promovem a sensibilização e mobilização da população quanto à correta destinação dos resíduos, melhorando a qualidade e quantidade de material enviado às cooperativas.
O diferencial do projeto é a metodologia utilizada para a mobilização social a partir de parcerias com influenciadores locais. Cada cidade tem suas particularidades, e os principais influenciadores são identificados a partir de um Mapa de Calor, que ajuda a localizar pontos estratégicos e pessoas que podem contribuir com a realização do projeto.