Sementeira - Mobilização de Jovens na Área Rural
ASSOCIACAO SOCIOAMBIENTAL BAUHINIA
São Paulo
Resumo
Para entender os problemas geracionais na agricultura é preciso que os dados sejam coletados pelas novas gerações junto com as antigas, assim nosso objetivo é criar um grupo em que o jovem não só conheça os projetos da região e seus desafios, como também possamos compreender os motivos de evasão e anseios das novas gerações, pensando em quais seriam os cenários ideais para que o campo torna-se atrativo.
Em parceria com o projeto Espaço Casa da Árvore, criado pelo agricultor Biodinâmico/orgânico Mauri Joaquim da Silva e sua família. O agricultor Mauri foi pioneiro na produção e no fomento da agricultura orgânica em Parelheiros e hoje luta pela região para que seja valorizada, assim como as famílias que trabalham diretamente com a agricultura sustentável.
O espaço conta com uma sala de aula ao ar livre,em que será oferecido capacitação para 15 jovens bolsistas. Esses jovens terão acesso a discussões sobre: educação ambiental, empreendedorismo socioambiental, agricultura, mudanças sociais e ciência, além de ser um espaço que os permita levantar pautas da juventude nas regiões rurais.
O projeto terá a duração de um ano e passará por três fases, sendo elas:
1. Criação do grupo de jovens - Em parceria com agricultores e instituições de educação da região, iremos selecionar 15 jovens para que façam parte do programa. A articulação será feita por nós em campo em parcerias estratégicas com aparelhos públicos do território.
2. Capacitação e Mobilização Jovem - A Capacitação será realizada através de 16 encontros. O grupo precisará mobilizar seus amigos para que possa criar um espaço de discussão sobre pautas importantes da agricultura e através de suas redes coletarem dados que podem embasar uma política pública. As oficinas terão a presença de diferentes atores que hoje contribuem com o território como agrônomos, agricultores, gestores, coziheiros, educadores ambientais, comunicadores, entre outros.
3. Evento Jovem e Publicação - O evento pretende reunir 45 jovens para discutirem os dados coletados e construírem juntos um plano de ação que possa servir para encaminharmos para atores locais e parceiros as pautas que a juventude levantou. Além de propor juntos, uma política efetiva para os jovens da área rural.