NASCENTES DA APA DE CAMPINAS
ASSOCIAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE – ASSUMA
Campinas
Resumo
O projeto “Nascentes da APA de Campinas” proposto pela ASSUMA- Associação para a Sustentabilidade e Meio Ambiente, dispõe de uma metodologia faseada. Que terá trabalho de gabinete e de campo, e na sequência realização de oficinas e rodas de conversa, para posterior elaboração de relatório com os resultados quantitativos e qualitativos levantados, bem como, recomendações técnicas e legais, destinadas a proposição de políticas públicas a serem apresentadas para apreciação dos conselheiros do CONGEAPA- Conselho Gestor da APA de Campinas.
A fase 1 implica na elaboração de mapa com todas as nascentes existentes na APA de Campinas, adotando como base cartográfica as cartas planialtimétricas - IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico) escala 1: 10.000.
A fase 2 implica na delimitação das respectivas áreas de preservação permanentes ao redor dessas nascentes, (50 metros de raio), conforme estabelece inciso IV, Art. 4º Lei Federal 12.651/12, alterada pela Lei 12.727/12.
A fase 3 pressupõe interpretação de imagens de satélite com vistas avaliar a condição do recobrimento e respectivo uso e ocupação do solo dessas áreas de preservação permanente das nascentes.
A fase 4 prevê análise comparativa entre o diagnóstico das áreas de APPs da APA de Campinas, elaborado entre 2018/2019, presente no Plano de Manejo da APA com os dados de gabinetes levantados neste projeto Nascentes da APA de Campinas.
Concluída esta etapa de gabinete serão realizadas campanhas de campo para avaliação “in loco” dos dados levantados em gabinete, considerando quatro meses de campanhas de campo ( período de chuvas e de estiagem) a serem realizados a fim de identificarmos as nascentes intermitentes também.
Pontos pré-selecionados durante as campanhas de campo contarão com sobrevoo com drone e tomada de imagens aéreas, segundo avaliação dos técnicos de campo.
Concluída a etapa de campo, serão promovidas rodas de conversas e oficinas tanto com proprietários rurais interessados, como também, trabalhadores e outros interessados em serem capacitados para participarem do processo e trabalhos para restauração florestal das áreas de APPs de nascentes não florestadas. Considerando desde colheita de sementes, preparo das sementes, produção das mudas, plantio e monitoramento, possibilitando a inclusão de atores sociais das diferentes classes sociais envolvidas. Tanto os proprietários de terras que poderão apontar mecanismos e/ou ações e intervenções voltadas ao fomento da recuperação, conservação e preservação das APPs de nascentes, como também, trabalhadores rurais e/ou demais interessados que tenham interesse serem inseridos em frentes de trabalho para restauração florestal das APP das nascentes na APA de Campinas.
Como etapa final, será elaborado um Relatório Técnico legal com os resultados, mapas, fotos, demais resultados alcançados associados ao elenco de recomendações técnicas, legais e institucionais, voltados à efetiva restauração florestal das áreas de APPs de nascentes não florestadas, bem como, a preservação daquelas em bom estado de conservação. Relatório o qual deverá ser entregue ao CONGEAPA, em documento encadernado, como também, apresentação aos conselheiros , os proprietários rurais e demais convidados interessados , em Power Point com a síntese do trabalho a fim de fomento às políticas públicas de conservação das áreas de APPs das nascentes da APA de Campinas.