top of page
OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA: da casa ao bairro - localizando os ODS na pratica!
INSTITUTO ECOBAIRRO BRASIL
São Paulo
Resumo

A compostagem é uma das alternativas para tratar resíduos orgânicos, pois além de reduzir cerca de 80% do seu volume, produz um composto que pode ser utilizado para restauração do solo e da biodiversidade de áreas degradadas ou mesmo ser usado como adubo.
O Instituto Ecobairro Brasil ancora o Projeto de Compostagem Comunitária na Vila Mariana desde 2019. Propomos realizar cinco Oficinas presenciais para até 50 pessoas (regiões Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste) e cinco Encontros online de aprofundamento para capacitação de conselheiros (CADES, CPM e de parques locais), grupos, iniciativas, associações e coletivos/movimentos organizados existentes e munícipes cidade de São Paulo, que tenham interesse nesta forma de destinação de resíduos sólidos orgânicos - gerando composto de qualidade e conscientização socioambiental.
Ao contrário do grande volume ocupado pelos recicláveis, os resíduos orgânicos têm como principal característica a rápida degradação, e representam cerca de 50% dos resíduos domésticos gerados e encaminhados para os aterros.

A compostagem é uma das alternativas para tratar resíduos orgânicos, pois além de reduzir cerca de 80% do seu volume, produz um composto que pode ser utilizado para restauração do solo e da biodiversidade de áreas degradadas ou mesmo ser usado como adubo.

A compostagem pode acontecer em 4 níveis de abrangência: residencial (domésticos), comunitário, empresarial/institucional e municipal. Sendo que ainda pouco se aproveita do potencial de resolução local dos resíduos gerados nas cidades e bairros.

Em 2019 foi iniciado um projeto de compostagem comunitária em Vila Mariana, e desde então aproximadamente 20 toneladas de resíduos orgânicos domésticos e 40 toneladas de material seco foram desviados do aterro e transformados localmente em adubo para diversos fins. A operação e manejo é feita pela comunidade (cerca de 50 famílias) que se uniu, e que atualmente também sustenta outros processos de economia circular.

Participar do projeto envolve o comprometimento dos moradores com as atividades de sustentação do processo, pois o objetivo é apoiar e disseminar a transformação de hábitos e costumes relacionados com a sustentabilidade em suas diversas dimensões.

Localmente, o Projeto de Compostagem Comunitária significa um caminho para concretizar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os seguintes ODS: 2, 4, 6, 8, 11, 12, 13, 15, 16, 17, pois é adotada uma abordagem integrada da questão dos resíduos no território, principalmente com foco na educação para sustentabilidade que fortalece a atuação comunitária, servindo de experiência para a criação e/ou aprimoramento de políticas públicas.

Baseado no exposto, nossa proposta é oferecer oficinas de capacitação de conselheiros (CADES, CPM e de parques locais), grupos, iniciativas, associações e coletivos/movimentos organizados e munícipes da cidade de São Paulo, que tenham interesse nesta temática para se tornarem multiplicadores e poderem co-iniciar a implantação deste tipo de proposta para destinação local dos seus resíduos sólidos orgânicos - gerando benefícios ecossistêmicos - bem como conscientização socioambiental para a vizinhança.

Ao final da realização desta proposta, serão capacitados 250 multiplicadores

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA: da casa ao bairro - localizando os ODS na pratica!

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page