top of page
Projeto Capoterapia para Mulheres
Associação dos Capoeiristas de Embu das Artes
Embu Das Artes
Resumo

O projeto que aqui será apresentado pretende atuar com mulheres da 3ª idade na faixa etária de 60 anos , constituindo em um conjunto de atividades Físicas terapêuticas e recreativas para os idosos através da capoterapia.
“Capoterapia” é uma modalidade alternativa e motivacional que utiliza a musicalidade e o ritmo contagiante da capoeira entoados com cantigas de roda, proporcionando um ambiente de integração que atende adolescentes e jovens adultos, idosos, familiares e comunidade em geral em situação de vulnerabilidade social, contudo sempre respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais de cada participante.
A Capoterapia utiliza uma metodologia alegre e descontraída proporcionando atividades terapêuticas capaz de superar bloqueios emocionais e corporais e ainda, de vigorar e fortalecer a autoestima, superando e amenizando as adversidades.
Benefícios da Capoterapia
Sintomas de stress, depressão, problemas ósseos, musculares, vasculares, cardíacos como tantas outras doenças oportunistas comuns à velhice, tem sido responsáveis pela má qualidade de vida das pessoas da terceira idade e com isso sobrecarregam as unidades do sistema público de saúde, causando grandes comprometimentos à integridade financeira do país. Assim sendo, a prática da Capoterapia, que consiste na modalidade de Capoeira é adaptada para a terceira idade, com atividades lúdicas, aonde foram adequados movimentos, ritmos, valorizando o resgate cultural de cada uma através das músicas de sua infância e juventude, as cantigas do folclore popular, também como as brincadeiras de roda, etc. A boa convivência social nos grupos, e tantos outros, tem sido responsável pelo resgate da auto-estima, saúde emocional e física do idoso.
Objetivo
Proporcionar atividades físicas terapêuticas, com abordagem recreativa, estando na faixa etária acima de 60 anos, visando a melhora da qualidade de vida, o bem estar físico, social e emocional dos indivíduos.
Objetivo específico
Minimizar os efeitos negativos que a velhice causa no idoso (desvalorização física, econômica e social);
Ampliar os conhecimentos acerca da problemática dos idosos, contribuindo com propostas para a resolução da mesma;
Promover momentos de descontração, de interação entre grupos, de desinibição, de socialização entre pares, de movimentos expressivos realizados de forma prazerosa, com atividades interessantes, desafiantes e que levam a novas descobertas;
Propor atividades físicas adaptadas às reais necessidades dos idosos, favorecendo desta forma, a melhora da autoestima, do equilíbrio da destreza motora, levando-os a ter mais confiança nas suas potencialidades;
Provocar através de atividades estimulantes e desafiantes a socialização e a autoconfiança diante de suas capacidades, proporcionando novo ânimo para bem viver.
Metodologia
A proposta é que atenda os mulheres da terceira idade nas Praças com turmas de 30 alunos a 50 alunas onde serão ministradas aulas de Capoterapia, Inclusão social, Condicionamento físico, Alongamentos, Disciplina, Conhecimentos gerais, Atividades Recreativas,Dinâmicas e Danças.
Além das atividades praticas também realizaremos atividades como:
Artesanato social;
Retiro social;
Turismo social;
Forró terapia;
Coral em movimento;
Reminiscência;
Caminhada de qualidade de vida;
Gincana da maturidade;
Campanha do abraço;
Campanha do afeto;
Campanha do amor ao próximo;
Minha história minha vida;
Capsula do tempo;

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em Projeto Capoterapia para Mulheres

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page