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JOVENS EMPREENDEDORES SOCIOAMBIENTAIS
ASSOCIAÇÃO TERCEIRA VIA
Joanópolis
Resumo

O PROJETO JOVENS EMPREENDEDORES SOCIOAMBIENTAIS tem como objetivo capacitar jovens e adolescente para o empreendedorismo, considerando as oportunidades de negócios sociais, ou negócio de impacto social positivo e ambientalmente sustentável.

Hoje são grades as dificuldades dos jovens de inserção no mercado de trabalho. A formação dos jovens para desenvolver competências e habilidades empreendedoras, nesse sentido, favorecem par que deem oportunidades para a vida todas a estes jovens e para a sociedade, pois produzem novos negócios e contribuem para geração de novos empregos, geração de renda, e consequentemente, favorecem o desenvolvimento da economia local.

Procura-se com este projeto, promover e disseminar a cultura empreendedora nas localidades e a qualificação para o desenvolvimento dos novos negócios a partir da compreensão auto-reflexiva e crítica do jovem enquanto potencial protagonista de uma sociedade sustentável, criativa e transformadora, baseadas em princípios éticos e socioeconomicamente sustentável.

Serão utilizadas metodologias teóricas e vivenciais, com conteúdo de empreendedorismo e vivências de negócio (exercício de vida real). O curso de 20 a 30 alunos, propõe método prático de elaboração de alguma atividade que gere dinheiro de venda.

Serão diretamente capacitados 240 jovens empreendedores, a serem selecionados, conforme critérios a serem definidos, em 8 municípios. Serão realizado um curso em cada município, com turma de 30 alunos por curso, nos seguintes municípios: Joanópolis, Piracaia, Vargem Paulista, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Atibaia e Mairiporã.

Tem como principais atividades:
1. Realizar eventos de sensibilização em cada município
2. Realizar diagnóstico da formação de jovens nos municípios
3. Realizar uma palestra regional de lançamento e nortear a seleção dos participantes
4. Realizar 1 curso (24 horas) em cada município
5. Apresentar projeto em cada CMDCA
6. Levantamento e análise de empresas potenciais para doação
7. Elaborar o plano de ação de continuidade

Comunicação: Teria um forte componente de comunicação de impacto social.

Continuidade:
• Aprovar nos conselhos municipais da criança em cada município, para buscar apoio de empresas com recursos incentivados.
• Realizar o modelo de negócio para implantação do Programa Jovem Aprendiz nos municípios
• Implantar plano de comunicação e captação de recursos

Como resultado, espera-se que estes jovens estejam ao longo da capacitação estejam sensibilizados para o empreendedorismo e, ao mesmo tempo, disseminar na região a importância de investir neste tipo de ação junto aos jovens, a partir de uma ação de comunicação social articulada, que venha promover o engajamento das empresas para continuidade do projeto.

As ações deste projeto buscam desenvolver o desenvolvimento sustentável, buscando nos jovens e no mercado mecanismos estruturantes, nas políticas públicas o aprimoramento de instrumentos incentivos fiscais que possibilitem sustentar financeiramente uma programa continuado, que possa servir de piloto para experimentação metodológica na rede escolar entre outras ações.

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