top of page

Já parou pra pensar quantas “Rayssas” temos escondidas por aí?

Sim, eu também vou falar da Rayssa! Sabe por que? Já parou pra pensar quantas “Rayssas” temos escondidas por aí? A maranhense começou a andar de skate aos 6 anos e hoje a Fadinha do Skate é a medalhista mais jovem dos jogos olímpicos em 85 anos. O que pouca gente sabe é que a fase que vai dos 0 aos 6 anos de idade, chamada de primeira infância, é uma das mais importantes para o desenvolvimento adequado de uma criança. É essa etapa que determina a estrutura intelectual, psicológica e emocional no futuro.

Proporcionar os estímulos adequados nessa fase é dar oportunidade para que outras “Rayssas” se desenvolvam. Por isso sempre digo que o desenvolvimento das nossas crianças é a chave para a construção de um futuro melhor. Pensando nisso, nesses pouco mais de dois anos de mandato, trabalhei arduamente para que essa pauta fosse prioridade. Conseguimos sancionar a Lei 17.347/21, que institui a Política Estadual pela Primeira Infância e destinamos diversas emendas para ações de educação e saúde com foco no desenvolvimento integral de crianças. Porém, não existe nenhuma garantia de que uma vez resolvidos os primeiros desafios na infância, o restante da vida daquela pessoa está garantido. É necessário fazer a transição da primeira para a segunda década de vida e revisar as políticas públicas para agregar as duas fases. É preciso investimento em ações de controle da evasão escolar, promoção de espaços seguros em áreas vulneráveis, a partir de acesso a equipamentos públicos nestes territórios.

Primeira infância e prevenção de homicídios de adolescentes são duas pautas de meu mandato que se conectam. Afinal, todo esforço, recurso e investimentos que depositamos nas políticas de primeira infância serão perdidos se não desenvolvermos políticas de prevenção de homicídios para adolescentes. Estudos apontam evidências de que garantir o direito à educação é uma estratégia eficaz para a proteção da vida e para a prevenção da violência. Pesquisas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelam ainda que, na maior parte das vezes, o jovem vítima de homicídio está fora da escola ou em vias de abandoná-la. Com o propósito de proteger nossos adolescentes, no ano de 2018 foi criado o Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. Trata-se de uma articulação intersetorial e suprapartidária entre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), UNICEF e o Governo do Estado de São Paulo.


Eu assumi a presidência do Comitê em 2019, e desde então tenho coordenado os esforços do parlamento, das instituições governamentais e da sociedade civil com o principal objetivo de reduzir e prevenir mortes violentas de adolescentes paulistas, de 10 a 19 anos. Entre 2007 e 2017, mais de 107 mil adolescentes entre 10 e 19 anos no Brasil morreram em decorrência da violência. Para cada sete vítimas, cinco são negras. Desde a criação do Comitê, houve uma redução de 33% nas mortes de meninas e meninos.

Contudo, a redução ainda não se apresenta de maneira uniforme para todas as adolescências: o risco relativo de um adolescente negro morrer é o dobro do risco de um adolescente que não é negro. Entender os fatores desta redução e o porquê eles não resultaram em redução em todos os grupos de adolescentes têm sido nosso trabalho para que possamos transformar esse dados em políticas de prevenção.


E eu gostaria de convidar você para fazer parte dessa batalha. Para que mais “Rayssas” sejam reveladas e tenham seus direitos preservados! Junte-se a nós nessa importante iniciativa, escreva para gente no e-mail comiteppha@gmail.com. Credito da foto: Instagram @rayssalealsk8

bottom of page