Marina Helou participa de caminhada em defesa dos reservatórios da Zona Sul de São Paulo


A deputada estadual Marina Helou estava entre os participantes da ação Abraço Guarapiranga no Dia Mundial do Meio Ambiente, no último domingo (5). A tradicional caminhada paulista é uma iniciativa em defesa das fontes de águas no estado de São Paulo. Neste ano, a caminhada chamou atenção para a grave situação dos reservatórios que sofrem com loteamentos ilegais na Zona Sul de São Paulo. Esse crime contribui para o aumento de despejo de esgotos nas caixas d’água que abastecem a população, por exemplo.



Marina Helou vestindo a camisa da Ação Abraço Guarapiranga (Foto: Assessoria Marina Helou)



Helou tem o Meio Ambiente como uma de suas pautas prioritárias como deputada estadual de São Paulo. Desde março de 2019, início do seu primeiro mandato, ela tem se dedicado ao tema.


“A situação é grave. Já em 2020 meu mandato incidiu sobre o que vem acontecendo nos reservatórios da Zona Sul de São Paulo. Já solicitamos ao governo estadual o fortalecimento da fiscalização e punição dos responsáveis, além de manter diálogo constante com a população local”.


Marina Helou também é coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista de São Paulo e autora do Projeto de Lei de Segurança Hídrica 146/2022 que entre muitas ações prevê a preservação das águas e garante água tratada para todas as pessoas. O projeto foi construído pelo seu mandato, por organizações, especialistas e sociedade civil.


“A situação dos reservatórios no estado de São Paulo precisa de atenção prioritária. O que está ocorrendo nas represas da Zona Sul como a Billings, Guarapiranga deve ser combatido. Água é vida, é saúde e a população tem que ter esse direito garantido e continuarei lutando por isso”.