Header-Wix - Crianças.png

Fortalecer a cidadania desde a infância para melhorar as políticas públicas

Porque escutar ativamente crianças?

1. Fortalece e estimula a cidadania e o espírito de coletividade desde a infância.
 

2. É um direito das crianças, tanto a Convenção dos Direitos da Criança, da ONU, como o Marco Legal da Primeira Infância e a Política Estadual pela Primeira Infância (PEPI) garantem que as crianças devem ser ouvidas nos processos.

3. As crianças são cidadãs e, portanto, membros ativos da sociedade. A participação infantil afasta as ideias superadas de que só o adulto tem direito à palavra e que só ele decide, enquanto a criança não tem voz.

4. Fortalece a visão da ‘criança ativa’, capaz, construtora do seu conhecimento, criadora de linguagens para expressar-se, com habilidades para contar a respeito dos problemas que a afetam.

5. É uma forma de permitir às crianças expressarem o que sentem, pensam, vivem e desejam para si, para suas famílias, seus ambientes mais próximos, seus bairros, suas cidades ou o campo.

Como vai funcionar?

Ouvimos pedagogos e especialistas para elaborar uma metodologia de participação adequada à idade e à linguagem das crianças. 

Em razão da pandemia, por enquanto, faremos as escutas de forma online, no formato de uma roda de conversa, contando com facilitadores para tornar o encontro mais descontraído e  um momento divertido para as crianças. Por ser online, teremos de 10 a 12 crianças por encontro online. Os pais e cuidadores podem participar da escuta, serão muito bem-vindos.

Quando será o encontro?

Data: 24 de agosto

Horário: 19 horas.

Onde: Online, no Zoom (enviaremos o link para os/as selecionados/as)

Quem pode participar: Crianças de 4 a 9 anos do Estado de SP (seus pais e cuidadores podem acompanhar as crianças).
Selecionaremos entre 10 e 12 crianças, então inscreva-se já e garanta a participação!

 

Inscreva-se já e participe dessa experiência inovadora para você e para a criança! 

arrow&v

Você receberá a confirmação de inscrição e mais informações em breve no seu e-mail!