Emendas 2022 - Votacao - Header Wix.png

Projeto Teia de Valores

Itanhaém

Secretaria de Educação de Itanhaém

Resumo

Diante do atual cenário de Pandemia- COVID19, o Projeto Teia de Valores desempenhará em conjunto com a equipe gestora, docentes e a comunidade escolar, o trabalho de resgate dos alunos que vêm enfrentando dificuldades de aprendizagem e no Ensino Remoto.
Resgatar esse aluno e sua família, juntamente aos gestores e docentes, trabalhando o acolhimento, a autoestima e fortalecimento socioemocional.
Propiciar aos alunos e Pais/Responsáveis, para os que têm acesso on-line, textos informativos com temas pertinentes as Habilidades socioemocionais, e para os que não possuem acesso será disponibilizado através de informações impressas.

Experiência

Este projeto está sendo realizado desde 2011 nas escolas municipais de ensino fundamental, visando promover entre todos os integrantes da escola a promoção de valores tanto no ambiente escolar como na sociedade em geral. Busca-se por meio deste maior engajamento da escola, o estreitamento de vínculo entre escola e famílias e o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Dentro da proposta desse projeto, busca-se também o fortalecimento do vínculo escolar com a retomada das aulas dentro do cenário pandêmico, sendo realizado um trabalho para resgatar no aluno o sentimento de pertencimento do ambiente escolar, uma vez que, o mesmo faz parte deste contexto, o acolhimento dos mesmos de modo a continuar preservando as crianças no âmbito do isolamento social, respeitando os protocolos sanitários, sem deixar de oferecer o suporte psicopedagógico para os alunos e consequentemente para a família a qual se vê perdida nesse momento.
Dessa maneira, o projeto preconiza também orientar e auxiliar os professores nos casos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou baixo desempenho escolar.
Este Projeto visa atuar os seguintes valores:
• Acolher os alunos, famílias e funcionários na retomada das aulas dentro de um cenário pandêmico, trabalhando o sentimento de pertencimento do ambiente escolar e o respeito aos protocolos sanitários;
• Refletir sistematicamente a problemática da violência no meio escolar;
• Capacitar a escola para constituir-se em núcleo e centro promotor da paz e da cultura de paz;
• Propiciar o aprendizado das Habilidades Socioemocionais (Big Five);
• Propiciar o aprendizado das Habilidades Sociais;
• Aprimorar as relações humanas na comunidade escolar;
• Promover o pensamento crítico reflexivo sobre os valores que permeiam as relações humanas;
• Buscar estratégias para orientar e informar os alunos sobre diversos temas como: sexualidade, uso de drogas, violência na escola, respeito às diferenças, fazendo com que os proprios alunos participem desse processo;
• Estreitar a relação escola x família;
• Criar um ambiente escolar acolhedor para as famílias;
Promover pensamento reflexivo e informativo dos alunos sobre os acontecimentos do mundo.

Público Alvo

Pais/Responsáveis e alunos regularmente matriculados na rede Municipal de ensino