Obtenção de Esteira Para Triagem de Materiais Sólidos Recicláveis
Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu
Botucatu
Resumo
A quantidade de resíduos produzidos pela humanidade cresce exponencialmente, emergindo como um problema cada vez maior que assola a sociedade e o ecossistema em que estamos inseridos. Com esse aumento, buscam-se formas de diminuir o impacto ambiental ocasionado, e uma delas é a reciclagem, que permite que materiais que demoram até centenas de anos para se decompor, sejam voltados à cadeia produtiva.
Botucatu, município do estado de São Paulo a 235 km da capital, tem estimativa de 148.130 habitantes segundo levantamento de 2020. O município coleta aproximadamente 30k toneladas de resíduos mensais, sendo que aproximadamente 80 toneladas disso são destinadas à Cooperaab.
A Cooperativa de Agentes Ambientais (COOPERAAB) foi fundada no município de Botucatu em 2004, com o auxílio da Prefeitura de Botucatu. No ano de 2010, o local de trabalho foi transferido para as proximidades do Aterro Sanitário Municipal, em um espaço da Prefeitura. Atualmente, a cooperativa conta com 38 cooperados e atua na gestão dos resíduos sólidos recicláveis em toda a cidade, desde a entrada da separação até a saída da matéria-prima.
No ano de 2021, o serviço de coleta seletiva realizado através de parceria com o município passou por reestruturação, e a partir disso passou a abrangir todos os pontos do munícipio, bem como desenvolver estratégias para as coletas em áreas rurais e coletas distantes, utilizando-se dois caminhões que se dividem nas coletas diurnas e noturnas.
A Cooperaab situa-se na Rodovia Eduardo Zucari km 02 S/N. Dentre todo material recebido que é reciclável, cerca de 98% é reciclado, um alto índice alcançado. Entretanto, no Aterro Sanitário Municipal ainda são descartados diariamente 100 toneladas de lixo, sendo ao menos 40% do total do total dos resíduos reciclável, o que mostra que ainda há grande possibilidade de crescimento e melhorias que a cooperativa pode promover visando diminuir este número.
Além de ambientalmente positivo, aumentar a produção também aumentaria o número de empregos gerados e aumentaria a renda dos cooperados, já que o quanto recebem mensalmente depende diretamente do quanto está sendo produzido de material.
Apesar de vislumbrar essa possibilidade, hoje, na Cooperaab, há apenas uma esteira em funcionamento para triagem dos resíduos, sendo este o principal gargalo para aumento da produção. Assim, com a obtenção de uma esteira, a produção pode ser aumentada em até 30 ton/mês, e além do aumento da produção, gerará diminuição do esforço físico dos cooperados.